quarta-feira, 17 de julho de 2013

Unidades de saúde serão reformadas e ampliadas - CACHOEIRO

Publicada em 16 de julho de 2013

Outras três unidades estão em construção e terão o padrão do governo federalQuatro unidades de saúde de Cachoeiro de Itapemirim vão passar por obras para melhorias na estrutura. Serão reformadas e ampliadas as localizadas nos distritos de Burarama e Córrego dos Monos e a do bairro Village da Luz. Já a do distrito de Conduru receberá reforma. O investimento é de mais de R$ 1,1 milhão.

Os recursos são provenientes de parceria entre o Ministério da Saúde – governo federal – e o município. A reforma vai contar com pintura, troca de piso, melhorias na cobertura e na rede hidráulica e de esgotamento sanitário. Serão ampliadas as áreas de atendimento médico, recepção e sala de espera.

“O objetivo é melhorar o ambiente, as condições das unidades, a acessibilidade e adequar o espaço físico, com o remanejamento de algumas áreas e a construção de outras. Assim, vamos aumentar a capacidade de atendimento e também dar mais conforto aos pacientes”, avalia o secretário municipal de Saúde e prefeito em exercício, Abel Sant'Anna Júnior.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas em setembro. O trabalho não deve comprometer os atendimentos, que serão mantidos normalmente nas unidades, principalmente nos distritos. “Somente em último caso vamos redirecionar os pacientes para outros locais”, explica Abel Sant'Anna.

Mais três unidades em construçãoOutras três unidades de saúde, amplas e modernas, estão em construção em Cachoeiro, nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Novo Parque e Coramara. Nos dois primeiros, as obras foram escolhidas pelos moradores via Orçamento Participativo (OP). As construções seguem padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

São resultado de parceria entre a prefeitura e o governo federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O total de investimentos é de cerca de R$ 3,3 milhões. Os terrenos foram cedidos pelo município.

Elas vão contar com a seguinte estrutura: salas de espera, pré consulta, procedimentos, curativos, apoio, vacina, reuniões e multiuso, gerência, além de dois consultórios médicos e um consultório odontológico, farmácia e dispensação de medicamentos, dois banheiros (um feminino com adaptação para portadores de necessidades especiais e um masculino), e ainda uma copa, banheiro para funcionários e área de serviço. Uma equipe de Estratégia em Saúde da Família (ESF) vai atuar nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Coramara, enquanto no Novo Parque serão duas.

Melhorias também nos serviços de urgência
Neste ano, a prefeitura de Cachoeiro dobrou o salário de médicos plantonistas que atuam no principal pronto-atendimento do município, o Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, o que possibilitou a contatação de mais profissionais e a ampliação do atendimento nos serviços de urgência e emergência. A unidade conta com três médicos durante o dia e dois à noite, inclusive nos fins de semana e feriados.

Em 2010, o pronto atendimento do distrito de Itaoca passou a atender em regime de 24 horas. A prefeitura dobrou a gratificação paga aos médicos plantonistas, permitindo mais contratações e a extensão do horário.


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_UnidadeSaúde.jpgDivulgação_PMCI_UnidadeSaúde.jpg
180K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário