quarta-feira, 31 de julho de 2013

PALMITO JUÇARA TEM NORMA DE EXPLORAÇÃO

Pedro Bortolotti (foto), produtor de Rio Novo do Sul foi aluno da Escola Família Agrícola(EFA) na década de 70, os seus filhos fizeram o mesmo percurso. Nesta escola é usada uma forma diferente de ensino, o aluno ou aluna fica uma semana internado e na semana seguinte vai para casa. O objetivo deste método conhecido como Pedagogia da Alternância é de manter o aluno ou aluno ligado com a sua realidade familiar e comunitária. Na EFa estágios e viagens de estudos em outros municípios e até mesmo em outros Estados é uma prática comum.
Em 1995 um jovem do Pará, João Uchoa, fez estágio na família Bortolotti. Aqui vendo a palmeira Juçara com cachos carregados, disse que na sua comunidade eles possuíam a palmeira Assai e dela extraíam a polpa que era consumida na família e também vendida. Uchoa fez uma demonstração de como fazia na sua casa. A idéia agradou e Pedro Bortolotti fez uma nova fonte de renda.
Me lembro que quando Editor do Jornal do Campo, fui até a família Bortolotti, guiado pelo produtor João Martins, também de Rio Novo do Sul e um dos implantadores da EFA no Estado, para fazer uma reportagem sobre o trabalho e a idéia da família Bortolotti.
O que era uma idéia ganhou corpo e passou a ser uma fonte de renda e de trabalho. Além de processar a sua produção, Bortolotti passou a comprar a produção dos vizinhos e de outros municípios no entorno. Hoje na faixa de 200 produtores em oito municípios enviam sua produção para a família Bortolotti.
Além de receber os frutos, Bortolotti fez milhares de mudas e as distribuiu para os seus fornecedores de frutos maduros. Uma ação visando o futuro e a perenidade da atividade agrícola e comercial.
REALIDADE
A palmeira Juçara é uma planta considerada em extinção e corta-la é crime ambiental. O IDAF, que é o Instituto Estadual de Defesa Agrícola e Florestal editou uma Instrução Normativa para perenizar a atividade. A Norma foi tornada pública ontem, 31 de julho de 2013 na propriedade da família Bortolotti.
Toda planta de Juçara tem de permanecer obrigatoriamente com um cacho, com a finalidade de perpetua-la. Um total de 20% de sementes que foram processadas devem retornar a mata e semeadas em lanço. Para cada planta coletada deverá acorrer o plantio de três mudas.
A Norma foi assinada na propriedade dos Bortolotti. Lá estavamo muitos produtores, alunos da EFA, técnicos, o Secretário da Agricultura Enio Beregoli, Evair Mello presidente do Incaper , Davi Niniz de Carvalho presidente do Idaf, deputado Glauber Coelho, deputada Luzia Toledo, a prefeita Albertina e o sub secretário de Turismo Marcos Grillo.

8 comentários:

  1. Ganhe dinheiro com a internet
    Aproveite seu tempo livre e ganhe dinheiro com a internet. Você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Conheça mais sobre nosso sistema de Renda Extra através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir
  2. Aproveite seu tempo livre
    Tenha uma ótima renda extra com ganhos semanais e mensais. Participe do nosso sistema de Renda extra e tenha vários benefícios. Aproveite seu tempo livre sem prejudicar suas atividades normais. Você terá total apoio da empresa. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir
  3. Não é preciso comprar nada
    Ganhe dinheiro através da internet. Você não precisa comprar nada. Apenas divulgar os serviços da empresa e o sistema de Renda Extra. Acesse o site https://www.frpromotora.com/44984473 e saiba mais.

    ResponderExcluir
  4. Conheça o nosso sistema
    Se você está precisando de uma renda extra para complementar o seu salário, então acesse o site https://www.frpromotora.com/44984473 e conheça o nosso sistema. Informe-se sobre nossos benefícios como chip da Nextel, plano de saúde e previdência privada, além dos ganhos mensais e semanais

    ResponderExcluir
  5. Ótimos benefícios
    Ganhe dinheiro no conforto da sua casa nas suas horas livres sem precisar comprar ou vender nada. Excelentes ganhos semanais e mensais. Ótimos benefícios como, chip da Nextel, plano de saúde e previdência privada. Acesse o site https://www.frpromotora.com/44984473 e saiba mais.

    ResponderExcluir
  6. Sobre os Serviços


    Revenda de Lojas Virtuais
    Você está procurando uma oportunidade para ter o seu próprio negocio e não sabe onde encontrar? Então venha conhecer nosso serviço de Revenda de lojas virtuais! Comece hoje mesmo a saber como ganhar dinheiro na i

    ResponderExcluir
  7. Serviços
    As melhores opções em Plano de Saúde, Empréstimos Consignado, Seguro de Vida e Previdência Privada você só encontra na FR Promotora. Veja mais detalhes no site https://www.frpromotora.com/44984473.

    ResponderExcluir
  8. Empréstimos Consignados
    Precisando de dinheiro? Acesse o site https://www.frpromotora.com/44984473 e veja opções de empréstimos consignados da FR Promotora.

    ResponderExcluir