quarta-feira, 31 de julho de 2013

Jovens de São Pedro exibem filmes de própria autoria no Cinema Itinerante - VITÓRIA


Divulgação Semas
Cinema Itinerante
Evento exibiu filmes produzidos por alunos de São Pedro durante oficina de audiovisual
Movimentos, luzes, trilha sonora e histórias em comum uniram espectadores atentos às narrativas produzidas por jovens de São Pedro no Cinema Itinerante, na noite desta terça-feira (30). O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo de Almeida Neves, onde foram promovidos a cultura e o talento de adolescentes da comunidade no universo audiovisual.
A Mostra Audiovisual reuniu 10 vídeos produzidos por estudantes da unidade, resultado da Oficina de Audiovisual do projeto Caminhando Juntos ao Mundo do Circo, da Música e do Cinema, patrocinado pelo programa Petrobras de Desenvolvimento e Cidadania.
O estudante Matheus Moreira dos Santos, 15 anos, destacou a importância de participar da oficina. "Foi uma ótima experiência para mim. Eu não sabia mexer com a câmera e tinha vergonha de atuar. Esse projeto proporcionou uma coisa nova e diferente. Sempre gostei de filmes, mas não tinha ideia de como eles eram produzidos. O projeto abriu minha mente, mostrando como se fazem um roteiro e as cenas. Fiquei identificado com a área audiovisual e, se surgir oportunidade, vou investir".
Ao ver seu trabalho, "Depois do Futebol", exibido nas telas, o estudante Adenil da Silva, 15 anos, não escondeu a satisfação. "Fico muito feliz porque contribuí para a divulgação da cultura. Antes da oficina, só sabia tirar foto. Hoje, sei filmar, editar e até atuar".
Os espectadores também se sentiram motivados com o trabalho. Foi o que afirmou a estudante Nayna Rebeca Paixão de Jesus, 9 anos. "Gostei muito do primeiro vídeo e, agora, estou com vontade de aprender como se fazem essas coisas também. Também quero ser atriz e aparecer no vídeo".
Os pais não ficaram de fora e prestigiaram o talento da garotada. Dona Kátia Silva, 40 anos, aprovou a apresentação da filha. "Acho muito bom ter essas atividades porque as crianças se ocupam e aprendem coisas boas. Estão todos de parabéns".
Divulgação Semas
Cinema Itinerante
Pais, professores e alunos se reuniram na Emef Tancredo de Almeida Neves durante o Cinema Itinerante
Para a coordenadora dos Serviços de Convivência para Crianças e Adolescentes, Fernanda de Carvalho, a oficina promove o conhecimento. "A oficina de audiovisual foi oferecida para mais de 70 jovens alunos da 8ª série. Rendeu frutos, pois esses adolescentes aprenderam a produzir roteiros e a editar vídeos. Acrescentou um vasto conhecimento na área de produção audiovisual. Além disso, cumprimos nossa meta de levar o Cinema Itinerante para a comunidade. Ano passado, exibimos o trabalho no Teatro da Ufes e agora conseguimos mostrar o fruto das oficinas na comunidade".
O professor de Artes Genildo Ronchi destacou a importância do projeto como expressão de vida dos alunos. "Este é um trabalho que vai além das imagens. É uma forma de expressão mostrada no vídeo. Eles trazem experiências do convívio e cotidiano deles para o mundo do cinema".
Os 10 vídeos exibidos trataram de temas sobre identidade racial, problemas sociais e coisas do cotidiano. Das 10 mostras produzidas, sete são dos estudantes da Emef Tancredo de Almeida Neves, dois de educadores sociais do Cajun e um do Projeto ProJovem Adolescente.

2 comentários:

  1. Aproveite seu tempo livre
    Tenha uma ótima renda extra com ganhos semanais e mensais. Participe do nosso sistema de Renda extra e tenha vários benefícios. Aproveite seu tempo livre sem prejudicar suas atividades normais. Você terá total apoio da empresa. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir
  2. Conheça o nosso sistema
    Se você está precisando de uma renda extra para complementar o seu salário, então acesse o site https://www.frpromotora.com/44984473 e conheça o nosso sistema. Informe-se sobre nossos benefícios como chip da Nextel, plano de saúde e previdência privada, além dos ganhos mensais e semanais.

    ResponderExcluir