segunda-feira, 29 de julho de 2013

Incaper realiza minicurso sobre avicultura em Colatina


26/07/2013 - 16h35min

Incaper

O distrito de Itapina, no município de Colatina, está recebendo nesta sexta-feira (26), um minicurso de avicultura. O evento, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conta com 32 inscritos, entre agricultores locais e do Sul da Bahia e indígenas de Aracruz.

“A demanda por informações sobre essa atividade tem sido muito grande em todo o Estado. Por isso a realização do minicurso. Somente entre fevereiro e julho deste ano foram realizadas palestras em cinco importantes eventos Espírito Santo. Dentre entre eles, a GranExpoNorte em Linhares, a Semana Capixaba de Zootecnia, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no campus de Alegre e o seminário sobre o sistema do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em Ponto Belo. Além disso, foi realizada uma palestra e visitas a assentamentos e a uma aldeia indígena de Aracruz”, informou a pesquisadora do Incaper, Márcia Neves Guelber Sales.

Entre os assuntos abordados está a criação agroecológica de galinhas nas propriedades, por ser uma atividade que contribui para a subsistência familiar, gerar renda e para sustentabilidade dos agroecossistemas. A ênfase do minicurso são os sistemas integrados de produção de aves com lavouras, como café, hortas, fruticultura e outros cultivos, por meio de aviários móveis e do pastoreio racional. Tudo isso com a intenção de produzir sistemas saudáveis, tanto para as aves como para as plantas, o solo e para os consumidores. Além disso, as opções locais para a alimentação das aves, o emprego de fitoterápicos e produtos homeopáticos na sanidade avícola e a construção de instalações de baixo custo também são pautas do evento.

Vale ressaltar que o Incaper participou, como instituição convidada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Norte, da Oficina Transversal de Galinha Caipira do Plano Brasil Sem Miséria em junho, na cidade de Teresina, no Piauí, com uma palestra sobre avicultura, além de assessorar os grupos de trabalho compostos por técnicos de várias instituições e ONGs de 14 territórios do Nordeste e de Minas Gerais reunidos durante o evento.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário