sexta-feira, 26 de julho de 2013

Programa de aleitamento materno de Vitória recebe certificado internacional

Divulgação Semus

Certificado
Diretores da unidade de saúde da rede municipal receberam certificados emitidos pela Waba
O leite materno é um alimento natural de alta qualidade para o desenvolvimento corporal e psicológico da criança, além de trazer inúmeros benefícios para as mães. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem trabalhando intensamente para conscientizar as mamães da capital sobre a importância da amamentação.
Todo esse comprometimento foi reconhecido através dacertificação da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) para nove unidades de saúde de Vitória que se destacaram nesse trabalho na Semana de Aleitamento Materno do ano passado.
As unidades de saúde que se destacaram nesse trabalho e receberam o certificado da Waba foram Bonfim, Jardim Camburi, Consolação, Alagoano, Ilha das Caieiras, Jesus de Nazareth, Maruípe, Resistência e Praia do Suá. O documento foi encaminhado à Semus e entregue aos diretores na manhã desta sexta-feira (26), na Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde de Vitória(Etsus).
"Essa é uma estratégia importante para a diminuição da morbimortalidade infantil e criação de vínculo com a unidade de saúde para acompanhamento tanto do bebê e da mãe quanto da família", contou a assistente social e referência técnica da Saúde da Criança da Semus, Renilsa Silveira Amorim Souza.
Kadidja Fernandes
Aleitamento materno
Leite materno é um alimento natural de alta qualidade para o desenvolvimento corporal e psicológico da criança
O trabalho começa já no pré-natal, quando são ofertados os cursos de gestantes, que possuem um módulo inteiro dedicado ao aleitamento materno-infantil, incluindo visita aos bancos de leite de algumas maternidades.
Quando a criança nasce, uma equipe de saúde vai até a residência da família até o 10º dia de vida para orientar a mãe sobre vacinas, consultas médicas, primeiros cuidados com higiene do bebê e, principalmente, sobre aleitamento materno, além de realizar o agendamento para a primeira consulta da criança com o médico da família na unidade de saúde mais próxima de casa.

Waba

A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) é uma rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e dedicam-se a proteger, promover e apoiar esse direito.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário