segunda-feira, 29 de julho de 2013

EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS REFORÇAM A INFRAESTRUTURA PRODUTIVA DE CASTELO






A agricultura de Castelo acaba de receber um grande reforço na infraestrutura rural com a chegada de máquinas e equipamentos adquiridos com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A entrega dos equipamentos, no valor total de 721 mil reais, aconteceu na solenidade de inauguração do Casarão da Fazendo do Centro, no último sábado, dia 27 de julho.

A prefeitura de Castelo recebeu uma motoniveladora para realizar a manutenção e a abertura de estradas rurais e equipamentos adquiridos por meio de convênio do Programa ‘Vida no Campo’. O objetivo é promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar no município, a partir da aquisição de veículos, máquinas e implementos em geral.

O convênio foi firmado por meio do Projeto de Infraestrutura Produtiva e contemplou as entregas de um caminhão, que foi repassado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo, um veículo pickp-up, entregue à Cooperativa Agrária Mista de Castelo e um veículo Fiat Uno, para a Secretaria Municipal de Agricultura de Castelo.

Este mesmo convênio também contempla outros equipamentos que ainda estão em processo de licitação e serão entregues nos próximos meses: um pulverizador, um arado subsolador, uma lâmina traseira, um trator agrícola, um arado de 28 discos, duas enxadas rotativas e um medidor de umidade. Estes equipamentos vão auxiliar os trabalhos de diversas associações de produtores rurais de base familiar do município.

Agradeço ao Governador Renato Casagrande pelo apoio que tem dado à Castelo, desde o início deste ano, quando assumimos uma Prefeitura com diversos equipamentos sucateados, sem funcionar. Se não fosse essa parceria com o Governo do Estado seria impossível cuidar das estradas do interior como temos feito, onde já foram colocados quase 15 mil toneladas de saibro pelos quase dois mil quilômetros de estradas de chão existente nos 670 quilômetros quadrados de área territorial do município”, enfatizou o Prefeito Jair Ferraço.

Projeto de Infraestrutura Produtiva – Desde 2012, cada município capixaba tem à disposição entre R$ 250 mil e R$ 400 mil promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar, valor definido a partir de oito indicadores do município que levam em conta o número de estabelecimentos rurais familiares, a população rural, os índices de pobreza rural, as quantidades de comunidades quilombolas, de famílias assentadas, de pescadores e de famílias beneficiadas além da receita municipal.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. A proposta é encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

Programa ‘Vida no Campo’ – O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Fonte: Seag.


Nenhum comentário:

Postar um comentário