quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeitura desenvolve ações para fortalecer turismo - CACHOEIRO

Um dos cursos oferecidos foi voltado a camareiras: 24 foram qualificadas


Cursos para capacitação profissional, reforma e revitalização da Casa da Memória e a criação de um espaço no imóvel para atendimento exclusivo ao turista são algumas das ações realizadas recentemente pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), com foco no fortalecimento do turismo local.Uma das qualificações oferecidas é o curso “Excelência na Receptividade ao Turista”, que começou na última segunda-feira (29) e segue até sexta (02), no Museu de Ciência e Tecnologia, localizado na rua Moreira, bairro Independência, próximo à ponte João dos Santos Filho.
As 30 alunas aprendem a respeito de temas como qualidade no atendimento; comunicação com o cliente; ética, cidadania e meio ambiente; e qualidade nos serviços de turismo.
O curso é voltado para pessoas que têm interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos para atender o turista de maneira mais adequada. É propício para quem deseja atuar na área e profissionais de empresas prestadoras de serviços turísticos: meios de hospedagem, bares, restaurantes e similares, guias de turismo, transportadoras turísticas e agências de viagens.
Outro reforço dado ao setor turístico do município foi o curso de capacitação para camareiras. Foram qualificadas 24 pessoas por meio do curso realizado durante dez dias do mês de julho, também com aulas teóricas e práticas.
Profissionalização para garçons
Quem já trabalha ou pretende trabalhar como garçon vai ter contato com informações preciosas para que o seu serviço seja ainda melhor. Isso porque a prefeitura, em parceria com o governo do estado, vai oferecer curso de capacitação para garçons.
As inscrições estão encerradas e puderam ser feitas antes e durante a Semana do Comércio, realizada de 23 a 26 de julho. Estão inscritas 23 pessoas, entre homens e mulheres, que farão o curso entre os dias 05 e 16 de agosto, das 13h às 17h, no Restaurante Original, localizado na avenida Aristides Campos, bairro Santo Antônio.
Outro curso para garçon será realizado entre 25 de novembro e 06 de dezembro no Village da Luz, para moradores do bairro. As inscrições devem ser abertas em setembro, em data a ser definida. “Pretendemos oportunizar mais cursos ainda neste ano para quem quer trabalhar no setor turístico”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
As ações para qualificação de mão de obra para o setor turístico são resultado de parceria entre a prefeitura de Cachoeiro e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). As aulas são ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Formação e informação são fundamentais para desenvolvimento da atividade e suprem uma carência num setor estratégico e em forte expansão em Cachoeiro, especialmente o de negócios. A área de turismo evolui a cada dia e gera muito trabalho, negócios e relacionamento. Os turistas estão mais exigentes e nossa cidade progride, o que exige mão de obra qualificada e disposta a oferecer serviço com cuidado e qualidade. E para potencializar esse desenvolvimento, a prefeitura investe na formação dos trabalhadores”, destaca Ricardo Coelho.
Casa da Memória reformada e revitalizadaAlém de contribuir com a formação profissional, a prefeitura, em parceria com o governo do estado, também criou um espaço físico para servir de referência para quem visita Cachoeiro. A Casa da Memória, localizada na rua 25 de Março, foi ampliada e totalmente reformada e revitalizada. A obra foi entregue em maio. Os investimentos na recuperação do imóvel foram de R$ 144 mil.
O Centro de Atendimento ao Turista funciona na Casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No local são fornecidas informações qualificadas a respeito de pontos turísticos, localização, hotéis, informações gerais sobre a cidade para encaminhamento dos turistas que visitam o município.
O prédio abriga também a Casa do Artesão, que conta com uma mostra permanente do artesanato produzido no município e informações sobre como adquirir as peças. Alguns dos produtos e esculturas em exposição são feitos com mármore e granito, materiais encontrados em abundância e que representam Cachoeiro.
Placas para facilitar a localização de pontos turísticos
Outra ação para fortalecer o turismo foi a instalação, em junho, de placas indicativas do patrimônio histórico e cultural e dos pontos turísticos de Cachoeiro.
Os locais escolhidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para receber a sinalização foram: Ponte do Arco, Igreja Nosso Senhor dos Passos, Casa dos Braga, Casa da Memória, Catedral de São Pedro, edifício Bernardino Monteiro, Ponte de Ferro, Museu Ferroviário Domingos Lage, Casa de Cultura Roberto Carlos, Museu de Ciência e Tecnologia, Ilha do Meirelles, Comunidade Quilombola de Monte Alegre, Reserva do Patrimônio Particular Natural (RPPN) Cafundó e Circuito das Águas de Burarama.
O trabalho de identificação é resultado de convênio do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café – do qual Cachoeiro participa – com o governo do estado.

Melhorias no aeroporto beneficiam turismo de negócios
O aeroporto Raimundo de Andrade também recebeu investimentos por parte da prefeitura de Cachoeiro, no ano passado, com o intuito de fortalecer especialmente o turismo de negócios. Foram feitas melhorias nas condições da estação de passageiros e recuperados o pátio de estacionamento das aeronaves e a cerca de proteção da pista de pousos.
O local vai receber investimentos dos governos estadual e federal que vão torná-lo um aeroporto regional, com voos comerciais. O trabalho está em fase de laboração do projeto executivo.



------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_CursoCamareira.jpgDivulgação_PMCI_CursoCamareira.jpg
466K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

2 comentários:

  1. Serviço de Revenda de Loja Virtual:
    https://www.frpromotora.com/revendadelojasvirtuais.php?id=44984473
    Serviço Loja Virtual:
    https://www.frpromotora.com/lojasvirtuais.php?id=44984473
    Serviço Hospedagem de Site:
    https://www.frpromotora.com/hospedagemdesite.php?id=44984473
    Serviço Plano de Saúde:
    https://www.frpromotora.com/planodesaude.php?id=44984473
    Serviço Empréstimos:
    https://www.frpromotora.com/emprestimosconsignados.php?id=44984473
    Serviço Previdência Privada:
    https://www.frpromotora.com/previdenciaprivada.php?id=44984473
    Serviço Seguro de Vida:
    https://www.frpromotora.com/segurodevida.php?id=44984473

    ResponderExcluir
  2. Aproveite seu tempo livre
    Tenha uma ótima renda extra com ganhos semanais e mensais. Participe do nosso sistema de Renda extra e tenha vários benefícios. Aproveite seu tempo livre sem prejudicar suas atividades normais. Você terá total apoio da empresa. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir