terça-feira, 30 de julho de 2013

Instrução Normativa definirá normas para extração do fruto da palmeira Juçara


30/07/2013 - 17h03min

Incaper

Nesta quarta-feira (31), às 9 horas, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) assina a Instrução Normativa (IN) 003, que define as regras para extração do fruto da palmeira Juçara, o chamado "açaí capixaba". O evento acontece na propriedade do Sr. Pedro Bortolotti, na comunidade de São Vicente, em Rio Novo do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o projeto Corredores Ecológicos, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A nova instrução prevê orientações aos produtores rurais para que a extração do fruto seja realizada de forma sustentável, já que a palmeira juçara compõe a Lista Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção.

O chefe do Departamento de Recursos Naturais Renováveis do Idaf, Ademar Espíndula Junior, explica que é preciso garantir a manutenção dessas espécies de forma harmônica com o desenvolvimento econômico. "Nosso objetivo com a Instrução é disciplinar o uso do fruto, protegendo os recursos florestais, e conciliando com a geração de renda para os pequenos produtores e as populações tradicionais. Por isso, a IN exige, por exemplo, a manutenção de, no mínimo, um cacho em cada árvore, o plantio de três mudas a cada planta coletada e a semeadura de, pelo menos, 20% das sementes despolpadas como forma de promover a recuperação dos locais de coleta", explica Ademar.

Plano de Exploração Sustentável

O Incaper auxiliará os produtores no preenchimento dos Planos de Exploração Sustentável Simplificados exigidos pela Instrução. Segundo a bióloga e Coordenadora do Programa de Palmáceas, Plantas Medicinais e Sociobiodiversidade do Incaper, Fabiana Ruas, a IN será aplicada com grupos de produtores previamente cadastrados junto ao Instituto. "Haverá visita dos técnicos dos escritórios locais do Incaper aos produtores de Rio Novo do Sul, Vargem Alta e redondezas, além do Caparaó, Venda Nova do Imigrante e região, onde está concentrada a maior parte da produção do fruto. A ideia é orientar os produtores para consolidação do mercado da juçara e sua agroindustrialização", explicou Fabiana.

A polpa dos frutos da palmeira juçara (Euterpe edulis), da Mata Atlântica, assim como a do açaí, da Amazônia, pode ser utilizada na produção de alimentos, como granola, sucos, sorvetes, cremes, vitaminas, iogurtes, molhos, licores e até em bolos. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de degustar algumas dessas receitas.


Programa Energia Mais Produtiva

Na ocasião, também será inaugurada obra do Programa Energia Mais Produtiva na região.

A instalação da rede elétrica trifásica oportunizará a consolidação de agroindústrias na comunidade de São Vicente e adjacências. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 79 mil para instalar 3,6 quilômetros de rede trifásica que atenderão a 82 famílias.

O programa Energia Mais Produtiva, da Secretaria de Estado da Agricultura, surgiu devido à grande parte das redes elétricas existentes no interior do Estado não serem suficientes para suportar os diversos equipamentos e máquinas movidas a motores elétricos.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo (27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/SeagES
twitter.com/SeagES

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865//8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Um comentário:

  1. Serviço de Revenda de Loja Virtual:
    https://www.frpromotora.com/revendadelojasvirtuais.php?id=44984473
    Serviço Loja Virtual:
    https://www.frpromotora.com/lojasvirtuais.php?id=44984473
    Serviço Hospedagem de Site:
    https://www.frpromotora.com/hospedagemdesite.php?id=44984473
    Serviço Plano de Saúde:
    https://www.frpromotora.com/planodesaude.php?id=44984473
    Serviço Empréstimos:
    https://www.frpromotora.com/emprestimosconsignados.php?id=44984473
    Serviço Previdência Privada:
    https://www.frpromotora.com/previdenciaprivada.php?id=44984473
    Serviço Seguro de Vida:
    https://www.frpromotora.com/segurodevida.php?id=44984473

    ResponderExcluir