segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fames realiza em agosto a III Semana de Iniciação à Pesquisa em Música

Será realizada no período de 26 a 29 de agosto a III Semana de Iniciação à Pesquisa em Música da Faculdade de Música do EspíritoSanto (Fames), com o tema “Olhares Cruzados: (in) disciplinas em torno da música”.

O objetivo é refletir sobre a interdisciplinaridade a partir de sua história, conceito, ações e possíveis projetos em performance eeducação musical. Pretende ainda integrar a comunidade acadêmica e promover um intercâmbio com membros de outras instituições,seja da música ou de áreas afins.
Uma das metas é envolver os estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado em projetos ligados ao tema, propondo mesas decomunicação, relatos de pesquisa e de experiência, além de oferecer oficinas. São aguardados, também, alunos do Curso de FormaçãoMusical, a fim de conceder-lhes conhecimentos sobre novos projetos e trazê-los para o universo do qual eventualmente farão parte.

A terceira edição da Semana Iniciação à Pesquisa em Música da Fames terá entre seus palestrantes convidados a professora daUniversidade de São Paulo (USP), Sonia Albano, o violoncelista e professor da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), AbelMoraes, a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rejane Harder, a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mónica Vermes, e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fausto Borém.

Inscrições
Os interessados em apresentar trabalhos durante a III Semana de Iniciação Científica da Fames poderão de inscrever on-line, peloendereço eletrônico iniciacaocientifica@fames.es.gov.br, até o dia 18 de agosto de 2013. Poderão inscrever-se estudantes de ensinosuperior da Fames e de outras instituições. Professores só poderão participar das mesas de comunicação na qualidade de orientador,sendo o seu orientando coautor do trabalho apresentado.

Cada estudante poderá enviar apenas um trabalho e deverá escolher se deseja participar da seleção para as categorias contempladasno evento: pôster, mini recital comentado ou resumo expandido, escrevendo no título do e-mail que contém o anexo do resumo dasseguintes frases de acordo com a escolha: "inscrição para categoria pôster", "inscrição para a categoria mini recital comentado" ou"inscrição para a categoria resumo expandido".

Palestrantes Convidados

Sonia Albano

Professora da Universidade de São Paulo (USP). Com uma     formação diversificada, que vai dos estudos de música à semiótica, fez pós-doutorado com Ivani Fazenda com pesquisa sobre música e suas relações interdisciplinares.

Abel Moraes

Violoncelista e professor da Universidade Federal de São João Del Rey. Atuou como violoncelista em diversas orquestras e obteve o diploma de Mestre em performance musical pela Thames Valley University de Londres. Suas pesquisas atualmente se voltam para a psicologia da música e outros saberes pertinentes ao estudo do instrumento.

Rejane Harder

Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trabalhou por muitos anos na Fames como professora de instrumento (flauta transversa) e atualmente se dedica à pesquisa sobre o estudo do instrumento, de práticas coletivas em sala de aula e das manifestações musicais em Sergipe.

Mónica Vermes

Professora no Departamento de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e trabalha no Programa de Pós-Graduação em Letras. Atualmente, suas pesquisas e cursos então voltados para a musicologia e suas relações interdisciplinares.

Fausto Borém

Professor titular de Contrabaixo, Música de Câmara, Pesquisa em Música e Práticas de Performance na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado em Música e a Revista Per Musi. Pesquisador do CNPq desde 1994 é Doutor em Contrabaixo pela University of Georgia e Mestre em Contrabaixo pela University of Iowa, EUA.


Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação da Fames Daniela Ramos / Zu Coelho daniela.ramos@fames.es.gov.br / zu.coelho@fames.com.br 3636-3611


Nenhum comentário:

Postar um comentário