segunda-feira, 29 de julho de 2013

Guarda Municipal prende segundo homem pelo Botão do Pânico em menos de 48 horas - VITÓRIA

Yuri Barichivich

Lançamento do Botão do Pânico em Vitória
Mulheres que são vítimas de violência doméstica contam com o Botão do Pânico para se proteger dos ex-companheiros
Em menos de 48 horas, a nova Guarda 24 horas efetuou duas prisões através do Botão do Pânico. A primeira aconteceu no bairro Jabour, na última quinta-feira (25), quando a Patrulha Maria da Penha foi acionada por uma das mulheres que receberam o dispositivo e possuem medida protetiva contra ex-companheiros. Já na noite de sexta (26), por volta das 21 horas, a patrulha foi novamente acionada e mais um homem foi preso, desta vez no Morro do Bonfim, região da Grande Maruípe. Os agentes demoraram apenas nove minutos para chegar até o local a partir do acionamento do botão.
Quatro viaturas da nova Guarda 24 horas foram necessárias para o cumprimento da medida. Ao chegarem ao local determinado pelo rastreador GPS do smartphone, os agentes entraram na residência da vítima e renderam o agressor, que ofereceu leve resistência e aparentava alteração no andar e na fala.
A vítima de violência doméstica relatou que o ex-companheiro invadiu sua residência e passou a fazer ameaças a ela e a outros dois vizinhos que estavam em sua companhia. Houve um desentendimento entre o agressor e um dos visitantes, que acabou recebendo uma facada na mão enquanto tentava proteger a mulher.
Os agentes da Patrulha Maria da Penha conduziram o agressor, a vítima e o vizinho agredido à Delegacia de Assistência à Mulher (DEAM), na Ilha de Santa Maria, onde foram apresentados à autoridade de polícia judiciária em serviço, que prendeu o homem pelo descumprimento da medida protetiva. A mulher tinha recebido o equipamento na última segunda-feira (22).

Botão do Pânico

Yuri Barichivich
Lançamento do Botão do Pânico em Vitória
Patrulha Maria da Penha é acionada para atender os chamados emitidos pelo Botão do Pânico
O Botão do Pânico é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado em parceria com a Prefeitura de Vitória, que montou uma Central de Monitoramento junto à Guarda Civil Municipal para receber as coordenadas do local onde o dispositivo foi acionado e enviar a Patrulha Maria da Penha para realizar atendimento à vítima.
O equipamento foi distribuído para 100 mulheres que estão sob medida protetiva na 11ª Vara Criminal de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros.
Assim que acionado, o botão envia um sinal à central, que dispara o alarme em um dos computadores. Nesse momento, os operadores passam, via rádio, a localização da vítima para o atendimento imediato. A viatura da nova Guarda 24 horas que estiver mais próxima é encaminhada ao local. Agentes que participam da Patrulha Maria da Penha contam com smartphones, que permitem acompanhar a localização da vítima com o próprio aparelho, diminuindo o tempo de resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário