quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeito visita escola em Itararé e conhece trabalhos que vão para a Holanda - VITÓRIA

Carmem Tristão

Visita prefeito a escola
Prefeito Luciano Rezende visitou os alunos da Emef Ceciliano Abel de Almeida e conheceu as obras do projeto "Mosaicos de Gustav Klimt"
"Essa troca de experiência com a Holanda vai servir para passar para a rede municipal novos conhecimentos e abrir a oportunidade de criar outras expressões com outros pintores para desenvolver a arte nas turmas. Todos estão de parabéns!", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, durante visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, na tarde desta quarta-feira (31).
Ele foi conhecer o trabalho "Mosaicos de Gustav Klimt", desenvolvido pela professora Gisélle Góes junto aos alunos da unidade. Em setembro, as obras serão expostas em escolas da Holanda.
No momento em que o Espírito Santo liderava o ranking nacional de violência contra a mulher, Gisélle desenvolveu em sala de aula o projeto "Mosaicos de Gustav Klimt", artista austríaco que é conhecido por retratar a mulher virtuosa. E isso rendeu à professora convites para expor as obras dos alunos e palestrar sobre inclusão social por meio da arte em duas instituições holandesas.
"Fiquei muito orgulhoso. Esses exemplos são muito importantes para a cidade e, melhor, vêm da rede municipal. Achei muito legal a temática da mulher, principalmente numa cidade que está com o desafio de diminuir a violência contra a mulher. Isso vai fazendo com que as pessoas se tornem mais solidárias", afirmou o prefeito.

Mulher virtuosa

Elizabeth Nader
Professora de Artes Gisele Góes diante dos trabalhos dos alunos
Professora Gisélle Góes vai expor a arte dos alunos em escolas holandesas
A professora usou o artista como contraponto da mulher virtuosa e a figura feminina que os alunos têm como referência. "A ideia era levá-los a valorizar a pessoa por meio da leitura da arte, entender a mulher de outra forma. Muitos deles não acreditavam em seu próprio potencial e, no decorrer da produção, o que se viu foi muita habilidade e capacidade de criação. A notícia atravessou mares e estou muito satisfeita com a oportunidade de levar experiências e intercambiar relatos", comemorou a professora.
O aluno Marcos Vinícius, de apenas 13 anos, notou mudanças na sala de aula. "Eu percebo nisso o início de uma grande construção escolar. Começamos do nada, sem confiança e no final vimos uma linda arte. Não foi um trabalho à toa. Por isso precisamos acreditar sempre na nossa capacidade. Além disso, o comportamento de todos na sala de aula mudou para melhor", afirmou.
Nova College, na capital Amsterdam, e Stichting Meetingz, na cidade de Haarlem, são escolas voltadas para um público que requer tratamento inclusivo com alunos estrangeiros, recebidos pelo país por motivos sociais e políticos, muitas vezes exilados dos países de origem, e acolhidos pelo governo holandês.

2 comentários:

  1. Ganhe dinheiro com a internet
    Aproveite seu tempo livre e ganhe dinheiro com a internet. Você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Conheça mais sobre nosso sistema de Renda Extra através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir
  2. Aproveite seu tempo livre
    Tenha uma ótima renda extra com ganhos semanais e mensais. Participe do nosso sistema de Renda extra e tenha vários benefícios. Aproveite seu tempo livre sem prejudicar suas atividades normais. Você terá total apoio da empresa. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir