sexta-feira, 26 de julho de 2013

OFICINA PARA DISCUTIR ADESÃO AO SELO UNICEF SERÁ NO DIA 20 DE AGOSTO NA CÂMARA DE COLATINA


26/07/2013 - Prefeitos de 24 municípios da região do Semiárido capixaba vão participar no dia 20 de agosto, às 13 horas, na Câmara Municipal, de uma oficina de capacitação, com a finalidade de receber informações e orientações sobre a adesão na próxima edição do Selo Unicef Município Aprovado, período 2013 a 2016.
Para o encontro, estará em Colatina, a fim de fornecer informações sobre o assunto aos chefes do Poder Executivo, a coordenadora do Escritório Regional do Unicef, (que reúne os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia), Luciana Phebo.
Colatina
Na sua primeira gestão, de 2009 a 2012, o prefeito Leonardo Deptulski desenvolveu diversas ações socioeducativas em Colatina, voltadas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, nas áreas da saúde, educação e assistência social. Por ter cumprido todas as etapas determinadas pelo Selo, o município foi reconhecido internacionalmente e premiado em âmbito nacional, em Brasília, entre 286 municípios da região do Semiárido brasileiro.
Os municípios certificados conquistaram avanços e melhorias em 18 indicadores, de um total de 32 nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas. Além de terem pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social.
A conquista da certificação foi iniciada com a assinatura de um termo de adesão, para atingir as metas estabelecidas pelo Selo para o município, nas três áreas. Uma comissão designada pelo prefeito trabalhou intensamente para acompanhar, avaliar, apresentar e debater com a toda sociedade civil organizada o diagnóstico das ações, dentro de três eixos (Impacto social, Gestão de políticas públicas e Participação social).
Pra ampliar o processo de participação social, na edição foram realizados em Colatina também pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Pró-Selo, dois Fóruns Comunitários (2010 e 2012) e a 1ª Semana do Bebê.
Selo Edição 2009 a 2012
O Selo Unicef Município Aprovado é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). É uma iniciativa para estimular que os municípios aprimorem suas políticas públicas, por meio da capacitação de seus técnicos e da mobilização de sua comunidade, especialmente de seus adolescentes.
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), da Organização das Nações Unidas (ONU), visa promover e contribuir para a conquista e garantia de todos os direitos das crianças e adolescentes para a construção de um mundo melhor, e é uma referência mundial em conhecimento e ações da área. É um importante parceiro dos municípios e do governo Federal, nos porque entende que é no município que a criança cresce e deve se desenvolver como sujeito de direitos, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário