segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lançamento de cartilha e homenagens marcam congresso sobre seringueira em Guarapari


29/07/2013 - 16h00min

Incaper
Pesquisador do Incaper, Paulo Marques, recebe homenagem durante o congresso
O III Congresso Brasileiro de Heveicultura, realizado no período de 24 e 26 de julho, no auditório do Sesc de Guarapari, contou com o lançamento do guia prático para realizar a sangria da seringueira, além de homenagens a personalidades que ajudaram a desenvolver e incentivar o cultivo de seringueira no Espírito Santo. O objetivo do congresso foi promover o intercâmbio de informações sobre ciência e boas práticas da heveicultura.

Dentre os homenageados estava o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, que representou o Governo do Espírito Santo no evento. “Este congresso é importante para estimular o crescimento dos plantios de seringueira para aumentar a produção nacional. O setor apresenta boa oportunidade econômica, já que o Brasil só produz um terço do látex que necessita e é obrigado a importar o restante. Além disso, esta atividade é geradora de renda e emprego e atende às demandas ambientais do novo Código Florestal”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Outro homenageado foi o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Paulo Marques. Ele se destacou na pesquisa de clones de seringueiras no Espírito Santo durante os últimos 20 anos. “Sinto-me honrado pela homenagem e feliz pelo reconhecimento. Espero que as pesquisas nessa área continuem”, afirmou Paulo.

Publicação do Incaper

A cartilha “Sangria da seringueira: guia prático para o seringueiro” é uma publicação do Incaper lançada durante o congresso. O responsável técnico foi o extensionista Itamar Alvino de Souza. “O documento orienta seringalistas e seringueiros sobre a forma correta de executar a operação da sangria. Trata-se do acúmulo de mais de 20 anos de prática com a cultura da seringueira”, afirmou Itamar.

A publicação pode ser adquirida da biblioteca do Incaper pelo preço de R$ 5,00. O telefone de contato é (27) 3636-9847 e o email biblioteca@incaper.es.gov.br.



Extensionista do Incaper, Itamar Alvino de Souza, autografa publicação.  




III Congresso Brasileiro de Heveicultura

O III Congresso Brasileiro de Heveicultura teve o objetivo de divulgar conhecimentos técnicos e científicos e possibilitar a troca de experiências entre produtores rurais, empresários, pesquisadores, ambientalistas, estudantes, entre outros, na busca de soluções para os desafios existentes no agronegócio da borracha natural. 

Além da importância econômica, com a geração emprego e renda no campo, a heveicultura representa uma das atividades do agronegócio de maior relevância pelo seu apelo ambiental. É um cultivo de exploração sustentável que pode ser utilizado em projetos de recuperação de áreas degradadas.

O III Congresso Brasileiro de Heveicultura foi uma co-realização do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e Lateks Comunicação.



Programa de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores)

A Seag desenvolve o Probores para contribuir para o atendimento da meta do Programa Reflorestar, gerando riqueza e bem estar por meio da implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Estado do Espírito Santo, até o ano de 2025 de forma a contribuir para o abastecimento interno do país e propiciar proteção ao meio ambiente.

Até o final do ano de 2013, serão mais de 1,8 mil hectares de seringueira plantados com incentivos do Governo do Espírito Santo, em 1.451 propriedades. O atendimento médio de 1,1 hectare por beneficiário do programa também atende ao objetivo que prioriza a agricultura de base familiar.

A seringueira será plantada preferencialmente em Sistema Agroflorestal com outras espécies, e para tanto contará com ações no âmbito do fomento, da assistência técnica e da profissionalização dos agricultores, tendo como enfoque o aumento da produção da produtividade e da cobertura florestal do Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
comunicacao@seag.es.gov.br
twitter.com/seages
facebook.com/SeagES

Assessoria de Comunicação/Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário