quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vitória é o quarto município do País com os melhores indicadores de educação


Foto Divulgação
Alunos estudando em sala de aula
Melhoria da escolarização ao longo do ensino fundamental é uma das prioridades da administração municipal
Entre os 5.565 municípios do Brasil, Vitória aparece com o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com 0,845, segundo apontou uma pesquisa do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2012, divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A capital capixaba também é um dos cinco municípios brasileiros com índice "muito alto" de desenvolvimento em educação.
Para medir o IDHM, são considerados indicadores de educação, saúde e renda. Em relação à educação, são computados dados de escolaridade da população adulta e a inclusão da escola entre crianças com idade entre 5 e 6 anos. Aqueles que aparecem com índices superiores a 0,8 entram na classificação "muito alto desenvolvimento". Em quarto lugar entre os municípios brasileiros e segunda entre as capitais, Vitória aparece com IDHM de educação de 0,805.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) possui atualmente 6.568 alunos com idade entre 5 e 6 anos matriculados nas escolas municipais, uma das faixas etárias analisadas no Pnud. Considerando que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vitória possui 8.046 moradores na faixa etária, deste total, 81% estão matriculados na rede pública de ensino da capital. "Se forem consideradas as crianças matriculadas na rede privada, é possível dizer que não existe aluno fora da escola", afirmou a secretária da pasta, Adriana Sperandio.
"Pesquisas científicas comprovam que a pessoa que frequentou a educação infantil tem desempenho acadêmico educacional melhor no ensino fundamental. Nosso papel enquanto agente público é assegurar e garantir o atendimento à educação infantil para que as atuais dificuldades com relação à aprendizagem no ensino fundamental sejam sanadas gradativamente, inclusive pelo acesso cada vez mais ampliado à educação infantil", completou a secretária.
Até o ano de 2016, serão ampliados quatro Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e construídas seis novas unidades, ações que resultarão em 3.785 novas vagas na educação infantil no município de Vitória.

Vitória Alfabetizada

Elizabeth Nader
Programa de Educação e Jovens e Adultos da PMV
Programa Vitória Alfabetizada vai beneficiar cerca de 4 mil jovens e adultos na capital até 2016
Lançado recentemente, o Programa Vitória Alfabetizadatem como meta garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de quatro mil jovens e adultos moradores da capital, prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos. Essa também é uma faixa etária analisada no Pnud. Cerca de 170 já estão matriculados em 10 turmas.
O diferencial do programa em Vitória está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de frequentar as aulas sobre empreendedorismo e associativismo e, em seguida, ter acesso ao microcrédito.
"Isso complementa o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade", completou a secretária Adriana Sperandio.

2 comentários:

  1. Trabalhe em casa
    Trabalhe em casa ou em qualquer lugar do Brasil e obtenha ganhos semanais superiores a R$ 150,00 e ganhos mensais superiores a R$ 1.500,00. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir
  2. Ganhe dinheiro com a internet
    Aproveite seu tempo livre e ganhe dinheiro com a internet. Você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Conheça mais sobre nosso sistema de Renda Extra através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir