quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prêmio Inoves: três projetos da Saúde foram aprovados - VILA VELHA

Texto: Karoline Moreira / Foto: Semcom

dentista, saúde, idoso - Imagem: Semcom
Dois projetos do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (Padi) e um do Programa de Proteção ao Pé Diabético (Prope) estão concorrendo no ciclo 2013 do Prêmio Inoves. Os projetos “Integralidade e Humanização na Atenção a Idosos”, “Sorrir: Saúde, Bem Estar e Qualidade de Vida na Melhor Idade”; e “Prope – Reduzindo Amputações por Atuação Precoce” foram aprovados na primeira etapa do Inoves e agora estão passando pela 2ª etapa, que é a de comprovação da documentação. Após essa etapa começam as visitas in loco. O resultado final do prêmio será divulgado em dezembro.
“O projeto “Integralidade e Humanização na Atenção a Idosos” está concorrendo na categoria Inclusão Social. Foi criado para realizar a integração do idoso dentro da sua família. Ele não visa a apenas o quadro clínico do paciente. Realizamos orientação familiar sobre a forma de agir e cuidar do idoso de maneira a preservar a sua saúde”, disse a médica e coordenadora do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (Padi), Vivian Marli Siqueira.
Os projetos do Padi que estão concorrendo ao prêmio são complementares, um atua junto com o outro.  Ambos são realizados com uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, dentista odontogeriatra e auxiliar administrativo.
Na categoria Resultado para a sociedade, Vila Velha está concorrendo com o projeto “Sorrir: Saúde, Bem Estar e Qualidade de Vida na Melhor Idade”. “Com essa ação conseguimos levar mais dignidade para a terceira idade. Durante as visitas domiciliares realizamos a orientação de higiene bucal, a escovação supervisionada e o monitoramento da saúde bucal dos pacientes, também fazemos o encaminhamento para cirurgia odontológica, que é realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Centro de Especialidade Mais Saúde (Cemas), localizado no prédio da Secretaria de Saúde de Vila Velha”, disse o Cirurgião Dentista Odontogeriatra do programa, Paulo Sérgio Curto de Oliveira.
O Projeto do Prope, que realiza um trabalho importante junto aos pacientes diabéticos e com problemas vasculares atendidos no município, alcançou uma redução de 70% no nível de amputações realizadas nesses pacientes. ”Diminuir o nível de amputação é reduzir a área amputada. Um paciente que antes teria uma amputação de coxa, com o trabalho realizado pelo Prope, passou a perder áreas menores, como o dedo, em casos muito graves o pé”, disse o médico responsável pelo PROPÉ, Dr. Eliud Garcia. Esse projeto está concorrendo na categoria Benefício para a sociedade e Inovação Tecnológica.
O Inoves
O Inoves é um programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público. Seu objetivo é contribuir para a modernização da administração pública e para a valorização do servidor. O Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público capixaba, capazes de modernizar a gestão, melhorar a vida do cidadão e transformar a realidade.
O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (Padi)
O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso de Vila realiza visitas que acontecem pelo menos uma vez ao mês, de acordo com a necessidade clínica do paciente. Durante a visita, a médica faz as prescrições de medicamentos necessários, que em grande parte podem ser retirados na unidade de saúde mais próxima. As visitas incluem ainda aferição da pressão arterial e de taxa de glicose, bem como podem ser solicitados exames. Alguns desses exames são coletados na hora, se for preciso.
A enfermeira e o técnico de enfermagem estão encarregados, entre outras atribuições, de realizar os curativos e orientar parentes e cuidadores para o procedimento correto na limpeza e troca desses curativos. O programa prevê a distribuição de materiais como algodão, gazes, esparadrapos e soro.

Cabe à nutricionista orientar e receitar dietas para os pacientes, sempre com o cuidado de repassar essas informações para o cuidador. O cirurgião dentista faz o monitoramento da saúde bucal dos idosos e, quando necessário, agenda consultas e cirurgias para serem realizadas no Centro Odontológico do Cemas.
O programa PROPÉ
Programa de Proteção ao Pé Diabético (Prope) funcionano CEMAS - Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas Mais Saúde) das 8h às 16h. Antes, o paciente deve passar por uma consulta nas Unidades de Saúde do Município. A partir daí, se necessário, é feito o encaminhamento para o CEMAS.

3 comentários:

  1. Ganhos semanais e mensais
    Grande oportunidade de Renda Extra! Você não precisa comprar nada, apenas divulgar os serviços da empresa. Nesse sistema você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Você terá total suporte da empresa e direito ao material de apoio e divulgação. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir
  2. Aproveite seu tempo livre
    Tenha uma ótima renda extra com ganhos semanais e mensais. Participe do nosso sistema de Renda extra e tenha vários benefícios. Aproveite seu tempo livre sem prejudicar suas atividades normais. Você terá total apoio da empresa. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/44984473

    ResponderExcluir
  3. Conheça o nosso sistema
    Se você está precisando de uma renda extra para complementar o seu salário, então acesse o site https://www.frpromotora.com/44984473 e conheça o nosso sistema. Informe-se sobre nossos benefícios como chip da Nextel, plano de saúde e previdência privada, além dos ganhos mensais e semanais.

    ResponderExcluir