terça-feira, 30 de julho de 2013

Rio Marinho ganha escola de educação infantil - VILA VELHA


Texto: Semcom / Foto: Camila Vargas

Entrega da UMEI Pedro Pandolfi - Imagem: Camila Vargas
O Prefeito Rodney Miranda entregou nesta terça-feira (30) a primeira escola concluída pela atual administração. Trata-se da Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Pedro Pandolfi, localizada em Rio Marinho.
A unidade tem capacidade para receber até 600 alunos com idade entre um e cinco anos. Cerca de 500 já estão matriculados. A Prefeitura de Vila Velha investiu mais de R$ 2,6 milhões na construção da unidade.

Rodney Miranda disse na solenidade que sua administração está tratando a educação como prioridade. “Nós estamos entregando para a comunidade de Rio Marinho uma instituição de ensino, consolidando a realização de uma demanda antiga da comunidade. Minha gestão tem um compromisso com a educação e será comprido durante toda a gestão, não existe mudança que não passe pelo campo da educação. Estaremos ao lado dos alunos e educadores e não vamos decepcioná-los. Vamos conduzir com transparência a aplicação dos recursos públicos do município”, afirmou.

A nova escola oferecerá espaços amplos e favoráveis para o desenvolvimento da criança.  Conta com 12 salas de aula, uma sala multiuso (que será utilizada como auditório e sala de vídeo), uma sala de expressão corporal, uma brinquedoteca, uma sala para Educação Especial, além das dependências administrativas como a sala dos professores, sala de pedagogos, secretaria, sala da direção, dentre outros. A escola é adaptada com rampa de acessibilidade e banheiros adaptados para as crianças portadoras de necessidades especiais.

Com a nova escola na região da Grande Cobilândia, diversas famílias serão beneficiadas. A moradora Nayani Ferreira, que tem uma sobrinha de quatro anos matriculada na escola, vai poder voltar a trabalhar com a entrega da unidade. “Ela vai começar a estudar e eu vou finalmente poder voltar a trabalhar. Em Rio Marinho tem muitas crianças na faixa etária de um a cinco anos e a escola será um grande alívio para nós”, falou.

Já a professora da escola, a servidora Cláudia Regina, disse que trabalha na expectativa de ajudar a comunidade contribuindo para a educação das crianças de Rio Marinho. “A escola atende as nossas necessidades. É grande, arejada, ensolarada. Cabe agora a nós, profissionais do magistério, cuidar e educar essas crianças”, afirmou.

Histórico - Quando assumiu a pasta, o secretário de Educação Wallace Millis encontrou a obra da escola paralisada e sem condições de ser entregue à população. A informação era de que a unidade havia sido inaugurada pela antiga gestão ainda inacabada. A Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras fizeram gestão permanente da obra para que ela pudesse ser concluída e entregue com qualidade à população.

“Quando assumimos a Prefeitura encontramos a obra da escola  paralisada. Desde o inicio da gestão o Prefeito Rodney Miranda montou um comitê com diversas secretarias para que o impasse da escola fosse resolvido. Uma escola não tem só que funcionar, tem que funcionar de maneira plena para poder atender os interesses da população. Agora a instituição está em perfeitas condições para atender a comunidade,” destacou o Secretário de Educação Wallace Mills.

Pedro Pandolfi – A unidade escolar recebeu o nome de um importante líder comunitário do bairro Rio Marinho. Natural de Colatina e radicado em Vila Velha, Pedro Pandolfi ajudou na regularização jurídica do bairro, que foi implantado em área rural. Pandolfi organizou o primeiro manilhamento de ruas do bairro, cujo esgoto era a céu aberto. Também liderou o processo de rede de água tratada do bairro e implantou a Horta Comunitária na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário