segunda-feira, 29 de julho de 2013

Região 4 debate nesta segunda-feira Orçamento Participativo - VILA VELHA

Texto: Luiz Eduardo Neves / Foto: Semcom

vale encantado - matéria de assinatura de convênio com o governo do estado - Imagem: Sérgio Cardoso
Nesta segunda-feira (29), a partir das 19 horas, na Unidade de Ensino Fundamental Joffre Fraga (Rua Águia Branca, s/nº, Vale Encantado), a comunidade se reúne para discutir mais uma etapa do Orçamento Participativo, que, desta vez, ouvirá os cidadãos da Região 4.
O Orçamento Participativo já recebeu a colaboração da população das Regiões 2 e 3, que, em relação ao tema Desenvolvimento Humano e Cidadania, priorizaram o Investimento em Políticas Sociais para Juventude e 3ª Idade (29,6%) e a Realização de Palestras e Cursos de Interesse Social (24,4%).
A Construção/Reforma de Quadras ou Campos Esportivos (23,9%) e o Investimento em Projetos Culturais (21,3%) lideraram as demandas da população nas primeiras reuniões quando debatido o tema Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Outros assuntos em discussão são: Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; Saúde; Prevenção e Combate à Violência; e Desenvolvimento Econômico.

Além dos moradores de cada Região, participam dos encontros três representantes (delegados) de cada um dos 92 bairros da cidade - dois eleitos pelos moradores e o terceiro é presidente da associação comunitária.
Fórum Único - No dia 2 de setembro, será o momento do processo deliberativo. Os delegados definirão, em fórum único, quais as ações prioritárias para as respectivas áreas definidas na fase anterior. Nesta fase também será eleita a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização de Obras.
As propostas feitas pela população serão consolidadas quando a peça do Orçamento Participativo for incorporada à Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada à Câmara dos Vereadores de Vila Velha até o dia 15 de outubro. Todo o processo é Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Vila Velha.
Calendário – Assembleias Regionais
Data
Região
Local
15/07Região 2Sede do Sindipães – Novo México - Já realizada
22/07Região 3Escola Leonel Brizola – Santa Rita - Já realizada
29/07Região 4Escola Jofre Fraga – Vale Encantado
05/08Região 5Escola Aylton de Almeida – Terra Vermelha
12/08Região 1Titanic- Centro de Vila Velha

Fórum único de Delegados – Dia 2 de Setembro - Titanic
Horário dos eventos: A partir das 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário