terça-feira, 30 de julho de 2013

Obras de infraestrutura: qualidade de vida para milhares de moradores- CACHOEIRO


Uma das importantes obras, reivindicada há décadas pelos moradores, é a galeria que está em fase final de construção no bairro Santa Helena


A distância entre Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, cerca de 35 quilômetros, é o comprimento da rede de drenagem construída pela prefeitura de Cachoeiro desde 2009. O exemplo serve para dar ideia mais clara da extensão e da importância da obra de infraestrutura, realizada em quase todos os 72 bairros do município e em distritos.Essas e diversas outras obras realizadas no município, tanto na área urbana quanto no interior, foram pauta da videoconferência via internet realizada nesta terça-feira (30), em que o prefeito Carlos Casteglione respondeu perguntas e esclareceu dúvidas de moradores.
Uma das importantes obras está em andamento no bairro Santa Helena, que atualmente recebe construção de galeria para canalizar água de córrego e da chuva. Agora, no lugar do esgoto a céu aberto, que causava muitos transtornos aos moradores, há rua pavimentada, com espaçosas calçadas, edificadas sobre a galeria. Os serviços para conclusão estão em fase adiantada.
E por falar em pavimentação, dezenas de ruas em Cachoeiro possuem melhores condições depois que a prefeitura asfaltou ou construiu calçamento em mais de 110 mil metros quadrados de vias, área que corresponde a 14 campos de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Entre os bairros que receberam rede de drenagem e pavimentação estão: Ferroviários, Jardim Itapemirim, Campo Leopoldina, Zumbi,Village da Luz, Rubem Braga, Alto União, Bom Pastor, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Glória, Alto Monte Cristo, Santa Helena, Gilson Carone e os distritos de Itaoca, Gironda, Soturno e Córrego dos Monos.
Outro reforço na infraestrutura são os 109 muros de arrimo de grande porte erguidos nos últimos anos. Benefício para centenas de famílias que deixaram de conviver com o perigo iminente, próximo de barrancos e de ruas prestes a desabar. Exemplo disso é o muro em construção na rua Nova Venécia, bairro Zumbi, com 205 metros de extensão e seis metros de altura.
Vale destacar os muros construídos nos bairros Amarelo, Amaral, Sumaré, Recanto, Zumbi, Alto União, Vilage da luz, Rubem Braga, Jardim América, Bela Vista, Baiminas, Coronel Borges, Monte Belo, Nossa. Senhora Aparecida, Abelardo Machado, Vila Rica e Gilberto Machado.
A ligação entre ruas e o acesso a diversas áreas foram facilitados com a construção e reforma de 28 escadarias em vários bairros de Cachoeiro, a exemplo do Zumbi, onde estão sendo feitas cinco, do União, que recebeu quatro, e do Abelardo Machado, entre as ruas Arthur Prata e Irene Lima Menegazzi.
“Drenagem, pavimentação e escadarias são obras de extrema importância, especialmente numa cidade como Cachoeiro, em que os muitos morros dificultam a locomoção. Portanto, são obras que levam acessibilidade e mobilidade até a porta da casa de cada um. Já a contenção de encostas representa segurança, pois evita a queda de barreiras em época de chuva intensa”, destaca o prefeito Casteglione.
Para todas essas obras, os investimentos totais são da ordem de R$ 50 milhões, resultantes de convênio da prefeitura com os governos federal, estadual, recursos próprios e de royalties de petróleo.
“Essas construções são realizadas principalmente com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) graças a convênios firmados entre a prefeitura de Cachoeiro e o governo federal. Com isso, direta ou indiretamente, todos os moradores do município são beneficiados, porque passam a viver numa cidade melhor, que recebe investimentos onde mais precisa: nas regiões que há anos não recebiam atenção do poder público”, comenta o prefeito Carlos Casteglione.
Obras em andamento
Drenagem e pavimentação

- Drenagem e pavimentação do acesso à escola de Córrego dos Monos
- Drenagem e pavimentação de trecho do contorno de Itaoca
- Drenagem, pavimentação e construção de ponte na rua José Calegário, bairro Aeroporto
- Drenagem e pavimentação da rua Almerinda Rocha, bairro Baiminas
- Drenagem e pavimentação da rua Juscelino Kubistchek e João Paulo I, bairro Village da Luz
- Drenagem e pavimentação da rua Gilberto Machado, bairro Village da Luz
- Drenagem e pavimentação das ruas Adinalda Dias e Jair Coelho, bairro Bom Pastor
- Drenagem e pavimentação da rua João Carreiro Evangelista, bairro São Francisco de Assis
- Drenagem e pavimentação da rua José Fernandes, distrito de Itaoca
- Drenagem e pavimentação do trecho Gironda - Santana
- Drenagem e pavimentação das ruas Ângelo Silotti, Paulo Babinsk e Santos Mancini, distrito de Soturno
- Pavimentação de trecho da rua Honorina de Oliveira Silva, bairro Ferroviários
- Drenagem na rua Paulo Afonso, bairro Alto Monte Cristo
- Pavimentação das ruas Mimoso do Sul, Projetada, Nossa Senhora Aparecida, Mileto Louzada, Sargento Valdemir Simões e Maria Dias da Silva
- Drenagem e pavimentação da rua Juarez Coelho, distrito de Córrego dos Monos
Muros de arrimo
- Muro da rua Nova Venécia, bairro Zumbi
- Construção de muro na rua Jucelino Kubistchek e João Paulo I, bairro Village da Luz
- Construção de muro na rua Gilberto Machado, bairro Village da Luz
- Construção de muro na rua Vanderley Maurício de Oliveira, bairro Vila Rica
- Construção de muros nas ruas Fernando de Mori, Dino Três e Nei Pimenta Coelho, bairro Vila Rica – Construção de muro na rua Giovana Costa, bairro Abelardo Machado
Escadarias
- Construção de escadaria entre as ruas Hilda Borges e Manoel Marques, bairro Rubem Braga
- Construção de escadaria entre as ruas José Antônio Santana e Sargento Vladimir Simões, bairro Zumbi
- Construção de escadarias na rua José Paulino Cypriano, bairro Nossa Senhora Aparecida


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_GaleriaSantaHelena.jpgDivulgação_PMCI_GaleriaSantaHelena.jpg
657K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário