segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tradicional procissão marítima de São Pedro colore a baía de Vitória


Yuri Barichivich
Procissão marítima de São Pedro
Imagem de São Pedro "abençoou" os pescadores na procissão marítima
Yuri Barichivich
Procissão marítima de São Pedro
Barcos coloriram a baía de Vitória durante a procissão de São Pedro
Em um ato de fé em homenagem ao padroeiro dos pescadores, mais de 170 embarcações participaram da 85ª Procissão Marítima de São Pedro neste domingo (30) e coloriram a baía de Vitória. 
Os pescadores e fiéis saíram com os barcos do píer da Praia do Suá após assistirem à missa realizada na igreja do bairro e retornaram duas horas depois. A bandeira do Brasil foi um dos temas mais comuns nas embarcações. Outras levaram anjos gigantes para buscar o prêmio de R$ 2.200,00 para o barco mais bonito.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, parabenizou os pescadores pela linda festa e pediu que todos fossem protegidos por São Pedro. "Com certeza esta é uma das mais bonitas procissões marítimas do Brasil", afirmou.
Ao som de fogos de artifício, os barcos seguiram até a região da rodoviária de Vitória e voltaram para o píer dos pescadores. Também foram vistos jet-skis e pequenas lanchas na procissão.
Para o pescador Valmir Passos, 69 anos e que pesca há 40, a festa de São Pedro é sempre muito bonita. Quando perguntado o que gostaria de pedir ao santo, ele respondeu: "Um país mais justo, pois precisamos de muitas coisas".
Mas pescar não é algo feito só por homens. Maria da Penha Rodrigues Silva, 76 anos, moradora da Praia do Suá, pesca há mais de 20 anos. "Criei meus 10 filhos e depois fui pescar".
Yuri Barichivich
Procissão marítima de São Pedro
Embarcações se enfeitaram com fitas e bolas para participar da procissão
Yuri Barichivich
Procissão marítima de São Pedro
Pessoas lotaram o píer dos pescadores para assistir à procissão marítima
Nem mesmo o fato de precisar de uma cadeira de rodas deixou a aposentada Alzira Barbosa, 70 anos, moradora da Praia do Suá, em casa. "Há seis anos eu venho nesta festa, só não tenho coragem de entrar no barco. Fico até o final". 
A festa contou com muitas famílias e crianças, como Fernanda Santos Dutra, cinco anos, que disse que não gostou de ouvir os fogos. "Não gostei do barulho e queria ter andado de barco". A avó, Maria da Penha Santos Dutra, 55 anos, disse que levou a neta pela primeira vez e faz uma sugestão para a organização do evento. "Poderia haver um jeito para que pudéssemos fazer a procissão marítima, mesmo que pagássemos para isso", disse.
A banda Amores da Lua esteve presente na procissão tanto na saída como na chegada da imagem de São Pedro, apresentando várias músicas de congo.
Yuri Barichivich
Procissão marítima de São Pedro
Embarcações navegaram pela baía de Vitória sob proteção de São Pedro
Regina Freitas
Banda de comgo
Banda de congo Amores da Lua animou as pessoas que foram acompanhar a procissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário