segunda-feira, 1 de julho de 2013

Servidores de Guarapari visitam a capital para conhecer o Programa Escola Aberta - VITÓRIA


Kadidja Fernandes
Professora com grupo de alunas em pé dançando
Estudantes participam de diferentes atividades durante o Programa Escola Aberta
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo de Almeida Neves, de São José, e Eliane Rodrigues dos Santos, da Ilha das Caieiras, receberam no último sábado (29) a visita de servidores de educação da Prefeitura de Guarapari para conhecer as experiências doPrograma Escola Aberta adotadas em Vitória.
Estiveram presentes a secretária municipal de Educação de Guarapari, Diana Márgara Raidan Chácara, a equipe de educação integral, além de 15 diretores de escolas municipais da Cidade Saúde.
Os encontros tiveram como objetivo conhecer a experiência da capital com o Programa Escola Aberta (PEA), já que uma iniciativa semelhante, o Programa Relação Escola-Comunidade, será implantando pela administração de Guarapari no segundo semestre deste ano.
Eles puderam vivenciar o trabalho desenvolvido pelos voluntários do PEA, observando as diversas oficinas que estavam acontecendo no momento da visita. O grupo ouviu relatos sobre os desafios e os avanços do PEA nos últimos nove anos e como é possível integrar as diversas ações dos programas Mais Educação, Educação Ampliada e Escola Aberta com o projeto político-pedagógico da escola, na perspectiva de uma política de educação integral.

Programa

O Programa Escola Aberta é uma iniciativa federal, mantida com a parceria de estados e prefeituras. Por meio do programa, são oferecidas diversas atividades nas escolas de ensino fundamental durante os finais de semana. O objetivo é contribuir para a inclusão social, o exercício da cidadania, a melhoria da qualidade educacional, a integração entre escola e comunidade e a construção de uma cultura de paz.
Em Vitória, as escolas onde o programa é desenvolvido abrem durante seis horas aos sábados. Nesse período, ocorrem oficinas que envolvem atividades como artesanato, dança, música, capoeira, teatro, xadrez, informática e esportes. Não é preciso fazer inscrição, basta chegar e participar. Contudo, é preciso observar os horários de funcionamento, que são definidos pelas unidades.
A realização das oficinas é acompanhada por um professor da escola participante do Programa Escola Aberta e por um representante da comunidade, que assume a coordenação local. Esse representante organiza as atividades observando os interesses e as necessidades dos moradores e também busca talentos da própria região para atuar, voluntariamente, como oficineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário