terça-feira, 16 de julho de 2013

Laboratório de análise de solos do Incaper tem qualidade comprovada


16/07/2013 - 08h39min

Incaper

A análise do solo é um procedimento de extrema importância na propriedade rural. Ela permite identificar, por exemplo, o teor de nutrientes presentes na terra. Desta forma, o produtor gerencia melhor a aplicação de adubo e outros insumos, de forma a garantir mais economia de recursos e mais produtividade na lavoura.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) oferece o serviço de análise de solo aos produtores rurais de base familiar do Espírito Santo. E a qualidade das análises realizadas pelos laboratórios do Incaper, mais uma vez, foi comprovada.

O Laboratório de Análises de Solo e Planta do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro-Serrano (CRDR-CS) recebeu o “Certificado de Excelência” conferido pela Embrapa-solos, provedora do Programa de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). A Embrapa compara os resultados analisados pelos laboratórios do Incaper com os reais teores presentes nas amostras. Os laboratórios que apresentam resultados que mais se aproximam do correto são classificados como laboratórios de excelência.

“Não há como recomendar adubação sem o resultado das análises de solo. E sem a adubação adequada, o produtor muitas vezes não consegue atingir a produtividade que poderia”, explicou André Guarçoni, coordenador do Laboratório de Análise de Solo e Planta do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) do Incaper Centro-Serrano.

Para solicitar uma análise de solo, o produtor rural deve procurar o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper no município onde mora. Ele receberá orientações para a coleta das amostras e um saquinho plástico para acondicionar adequadamente o material.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário