terça-feira, 2 de julho de 2013

Gestantes aprendem cuidados com bebês em curso oferecido em unidades de saúde - V ITÓRIA

de

Elizabeth Nader
Curso para gestantes na Unidade de Saúde de Consolação
Sheila Cristina Costa Souza recebe instruções sobre aleitamento materno durante curso na US de Consolação
Com o objetivo de preparar as futuras mamães para os cuidados com o bebê, a Unidade de Saúde de Consolação oferta o Curso de Gestantes para todas as grávidas que realizam o pré-natal no local.
Elas aprendem sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê, aconselhamento para o casal, direitos da gestante e do bebê, higiene bucal e técnicas de relaxamento e respiração. O curso conta ainda com visitas aos bancos de leite do Hospital da Polícia Militar (HPM), do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) e da Maternidade Pró Matre.
A dona de casa Sheila Cristina Costa Souza participou do curso em março e, apesar de já ter outros seis filhos, não dispensou o aprendizado. "Cada filho é uma experiência única e as técnicas mudam. É um jeito diferente de dar banho, de colocar para dormir e isso é importante, passa tranquilidade. Sem contar que isso aqui é uma terapia", contou.
Quem orientou o curso de que Sheila participou foi a assistente social Maria das Graças Brandão Amorim, que atualmente está orientando as gestantes da Unidade de Saúde de São Cristóvão.
Elizabeth Nader
Curso para gestantes na Unidade de Saúde de Consolação
Profissionais de saúde ensinam gestantes sobre cuidados com o bebê e técnicas de relaxamento e respiração
Ela contou que o objetivo é fortalecer a participação das gestantes no acompanhamento pré-natal. "O grupo de gestantes surgiu como uma estratégia para trabalhar a relação mãe e filho já na gestação, estreitando vínculo e trabalhando a importância do cuidado integral com o bebê".
São três cursos por ano, cada um com duração de dois meses e encontros semanais. Cada turma é formada por 15 gestantes e, a cada semana, um profissional é responsável por um tema. São médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e agentes comunitários de saúde. As gestantes devem procurar a unidade de saúde do bairro para se informar onde e quando os cursos são oferecidos.
A assistente social Maria das Graças explicou que a estratégia de aproximação com as participantes é um sucesso. "Mais de 80% das gestantes que passaram pelo curso permanecem com suas crianças em aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário