segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ficção e realidade em exposição de arte "Silente" no Casarão Cerqueira Lima - VITÓRIA


Carlos Antolini
Casarão Cerqueira Lima
Casarão Cerqueira Lima sediará mostra "Silente" a partir desta quinta-feira (4)
Moradores e turistas poderão apreciar, a partir desta quinta-feira (4), às 19 horas, a exposição "Silente", do artista plástico Júlio Tigre, no Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta.
Além de abrigar exposições, o local também sediará, a partir de dezembro deste ano, o gabinete do prefeito Luciano Rezende, sem qualquer prejuízo do espaço ocupado pelos eventos artísticos, que ganharão banheiros, recepção e outras melhorias. As obras para a implantação desse espaço em nada interferirão na mostra.

Mostra

"Silente" trata-se de uma intervenção artística no espaço cultural, como sala de entrada, piso superior e sótão, com dimensões variáveis e que, na visão do artista, adequam-se ao lugar como um todo em diálogo com a arquitetura.
A mostra, contemplada no Edital de Exposições 2013 da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), durará dois meses e terá entrada gratuita. O trabalho poderá ser conferido de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 16 às 23 horas.
A intervenção promete provocar "instigações e estranhamentos". Foi o que disse Júlio Tigre, explicando que "Silente" tem a proposta de ocupação do Casarão e partiu de uma pesquisa realizada sobre o imóvel, que foi no passado uma residência privada da família Cerqueira Lima.
"Investiguei a passagem deste espaço privado para o público e procurei conduzir a mostra apresentando uma intervenção influenciada pelo que foi encontrado a respeito do imóvel. Trata-se de uma obra que parte de um lugar para nele e com ele produzir outro, onde ficção e realidade se confundem", explicou Tigre.

Exposições

A capital possui quatro espaços permanentes para exposições de arte. Um deles é a Casa Porto das Artes Plásticas, instalada em um prédio histórico no Centro e que está passando por restauração e ampliação. Os outros três espaços já estão com as agendas ocupadas até o final deste ano.
São eles: Memorial da Paz, na Praça do Papa; Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras; além do Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta.
O secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, explica que a ocupação desses espaços é feita através de editais. "Uma das premissas do prefeito Luciano Rezende é fomentar o acesso à arte e à cultura, e estamos seguindo isso à risca. Os editais estão sendo trabalhados para a ocupação de todos os nossos espaços expositivos. A programação está belíssima, todas com a presença de monitores/facilitadores e vale muito a pena conferir".
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário