terça-feira, 2 de julho de 2013

Vitória vai sediar a reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

Yuri Barichivich

Aula de Cultura na SEME
Agentes culturais locais terão a oportunidade de trocar informações com os conselheiros do Ministério da Cultura
A capital vai sediar a 211ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), que é um órgão colegiado composto por cerca de 40 representantes do Ministério da Cultura (MinC) e sociedade civil, nos próximos dias 9, 10 e 11 de julho.
A missão do órgão é analisar os pareceres e subsidiar o MinC na aprovação ou indeferimento dos projetos de incentivo fiscal apresentados à Lei Rouanet. A Cnic realiza reuniões ordinárias a cada mês, alternadamente, em Brasília e em um estado de cada região brasileira. O objetivo é conferir o caráter nacional da comissão e aproximá-la dos agentes culturais locais.
O setor cultural da Região Sudeste está convidado a participar do encontro com a Cnic no dia 10, das 16h30 às 19h30, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As vagas são limitadas à capacidade do espaço.
Os interessados deverão confirmar presença com a Representação Regional do MinC no Rio de Janeiro e Espírito Santo, através do e-mail pronac.rj@cultura.gov.br. Na oportunidade, deverão informar nome, e-mail, instituição, área cultural de interesse e indicar em qual sala desejam participar. Esse contato deverá ser feito até o dia 8 de julho, às 16 horas.
O secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, destacou a importância dessa reunião em Vitória.  "Além de propiciar a troca de informações entre os agentes culturais e os técnicos do MinC, também será oportuna para um contato entre os contadores e empresários financiadores dos projetos locais com o representante da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic)".
A analista cultural da Semc Rosa Rasuck lembrou que a Semc está disponível para colaborar com os agentes na apresentação dos projetos. "Considero isso importante para ampliar a participação dos capixabas na Lei Rouanet", disse.
A reunião é uma realização do MinC em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Programação

Nos dias 9 e 10, haverá Reunião de Avaliação de Projetos, no Hotel Senac Ilha do Boi. No primeiro dia, será das 9 às 18 horas e no segundo, das 9 às 15 horas. No dia 10, a partir das 14 horas, será realizada reunião com empresários e contadores no Palácio Anchieta; e das 16h30 às 19h30, reunião com agentes culturais no Cine Metrópolis.
No dia 11, das 9 às 12 horas, será realizada visita técnica da Cnic a projetos incentivados com a Lei Rouanet. Das 15 às 21 horas, acontecerá reunião plenária com transmissão ao vivo do Hotel Senac pelo site do Ministério.
Foto Divulgação
16º Vitória Cine Vitória - Mostra Competitiva no Cine Metrópolis - Udes
Cine Metrópolis vai sediar o encontro de técnicos do Minc com agentes culturais capixabas

Encontro com Agentes Culturais

A abertura do encontro com agentes culturais será das 16h30 às 17h30, na Sala Principal (Cine Metrópolis) com o chefe da Representação Regional do MinC no Rio e Espírito Santo, Marcelo Velloso, o secretário de Estado da Cultura, Maurício José da Silva, o secretário de Cultura de Vitória, Alexandre Lima, e o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes.
O encontro setorial simultâneo acontecerá das 17h30 às 19h30, com a participação dos comissários da Cnic, representantes do MinC, Secretaria de Cultura do Espírito Santo e Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, divididos nos seguintes grupos: Sala 1 – Artes Cênicas, Artes Visuais e Artes Integradas; Sala 2 – Humanidades e Patrimônio Cultural; Sala 3 – Música e Sala 4 – Audiovisual.
Serviço
211ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC em Vitória
Onde: Hotel Senac (avaliação de projetos), Palácio São Thiago (encontro entre empresários, contadores e técnicos do Minc) e Cine Metrópolis da Ufes (encontro de técnicos do Minc com agentes culturais).
Quando: de 9 a 11 de julho.
Inscrições: deverão ser feitas através do e-mail pronac.rj@cultura.gov.br até o dia 8 de julho, às 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário