terça-feira, 2 de julho de 2013

Vitória faz intercâmbio com Holanda para trazer melhorias ao tratamento do lixo


Com o objetivo de fazer um intercâmbio de experiências sobre como é feito o tratamento do lixo mundo afora, o coordenador da NL Agency (entidade responsável pelo processamento do lixo nos Países Baixos), Herman Huisman, o cônsul geral adjunto do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Arie Plieger, e o cônsul honorário da Holanda em Vitória, Andreas Schilt, reuniram-se com a equipe da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) nesta última segunda-feira (1º).
Eles visitaram a Unidade de Transbordo, em Resistência, e trataram de diferentes assuntos, como coleta de lixo, logística, transbordo e destino final dos resíduos na capital. Outro tema tratado foi o projeto de mudança do tratamento de lixo em Vitória. O município está estudando novas maneiras de otimizar a coleta e aumentar o percentual de reciclagem do lixo.
Diego Alves
pessoas em pé
Visitantes foram à Unidade de Transbordo de Vitória para conhecer o processo de destinação final do lixo na capital Ampliar
Diego Alves
pessoas sentadas
Reunião teve o objetivo de trocar experiências sobre o tratamento dos resíduos sólidos Ampliar
Usando a Holanda, país que recicla 80% do lixo produzido, como referência, as equipes holandesa e capixaba trocaram informações técnicas e visitaram a Unidade de Transbordo e a empresa Marca Ambiental, responsável pelo aterro sanitário onde é depositado o resíduo da cidade. Os holandeses destacaram a importância do investimento em novas tecnologias na área de gestão de resíduos sólidos.
"Foi muito interessante conhecer o processo realizado em Vitória. Mesmo com dinheiro limitado, muitas ações interessantes já são realizadas. É preciso agora seguir com novas alternativas para o tratamento do lixo", comentou Herman Huisman.
Já Arie Plieger destacou que Vitória já conta com processos inovadores em relação ao tratamento do lixo e que as pessoas que trabalham na área demonstram paixão pelo trabalho. "Isso é importante, pois, assim, todos trabalhando com a mesma ideia, será possível fazer mudanças que tragam mudança de rumo", explicou.
O secretário de Serviços, Alex Mariano, informou que esses encontros são apenas o início do debate do tema. "A gestão de resíduos sólidos precisa ser vista de forma metropolitana e con

Nenhum comentário:

Postar um comentário