terça-feira, 2 de julho de 2013

Vitória Cine Vídeo Itinerante começa nesta quinta em Cachoeiro de Itapemirim


Marcos Salles
Público em sala de cinema assistindo a projeção de um filme
Capixabas de várias partes do Estado poderão assistir a variados filmes do Vitória Cine Vídeo em sessões itinerantes
O Festival de Vitória – 19º Vitória Cine Vídeo Itinerante estreia nesta quinta-feira (4) em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, com a exibição gratuita de sete filmes brasileiros curtas-metragens. A Rota Inverno do Vitória Cine Vídeo também contemplará as cidades de Muqui, Castelo, São Mateus, Pedro Canário, Boa Esperança, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha (Barra do Jucu) com projeções de filmes ao longo deste mês.
"Nossa intenção é democratizar o acesso ao cinema e levar para todo o Estado um pouquinho do que acontece no festival em Vitória. A seleção que fazemos dos filmes deve agradar a todos os públicos, de diferentes idades. São filmes que divertem e emocionam, mostrando a magia que é o cinema nacional", disse a diretora do festival, Lucia Caus.
A versão itinerante do Vitória Cine Vídeo conta com um caminhão, que é estacionado em um lugar estratégico da cidade, onde é montada uma sala de projeção ao ar livre e são exibidos sete filmes por noite. A primeira edição da rota, no ano passado, atraiu um público de cerca de 700 pessoas, em média, por noite. Os filmes são apresentados em sequência, totalizando uma hora de exibição.

Filmes selecionados

A animação "Linear", de Amir Admoni, ganhou o troféu Marlin Azul na categoria melhor animação e o filme "Vai na bola", realizado pela TV Quase, levou o troféu do júri popular no Concurso de Mídias Alternativas, que estreou em 2012 no festival.
Já o filme "Morte", de José Roberto Torero, faz parte da releitura dos melhores filmes do festival de Vitória. Ele foi exibido na 9ª edição, em 2002, quando o ator Paulo José levou o troféu Marlin Azul de Melhor Ator da Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens.
Outros filmes da mostra: animação de Guto Bozzeti, "O Guitarrista no telhado", animação "A flor e a tempestade", de Gabriel Nocera (ES); animação "Realejo", de Marcus Vinícius Vasconsellos (SP) e a animação "Zimbu", de Marcos Strassburger Souza (SP).
Elizabeth Nader
Pessoas sentadas no auditório assistindo filme
Público terá entrada franca para assistir aos filmes no Vitória Cine Vídeo Itinerante

Programação

Confira os locais e as datas que receberão o cinema sobre rodas:
  • Cachoeiro de Itapemirim: quinta-feira (4)
  • Muqui: sexta-feira (5)
  • Castelo: sábado (6)
  • Itapemirim: domingo (7)
  • São Mateus: dia 11
  • Pedro Canário: dia 12
  • Boa Esperança: dia 13
  • Nova Venécia: dia 14
  • Venda Nova do Imigrante: dia 20
  • Vila Velha (Barra do Jucu): dia 21
O Festival de Vitória – 19º Vitória Cine Vídeo Itinerante é realizado pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), em parceria com o Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória, Instituto Sincades, Governo do Estado e empresas patrocinadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário