segunda-feira, 1 de julho de 2013

Plano ES 2030 continua o debate temático nesta semana


Na manhã desta segunda-feira (01) o debate em pauta é sobre “Infraestrutura e Logística”, conduzido pelo colaborar do ES 2030, ValdirUliana, da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A reunião está sendo realizada na Fucape.

A proposta de discutir uma plataforma de infraestrutura que viabilize a logística do Espírito Santo com integração ao mercado nacional einternacional, abrangendo a mobilidade urbana na Região Metropolitana e inter-regional.

Na terça-feira (02), a partir das 8h30, também na Fucape, o debate fica por conta do tema “Recursos Hídricos e Saneamento, com oconsultor Antônio Sérgio Ferreira Mendonça e o colaborador Paulo Ruy Valim Carnelli.

Especialistas e estudiosos do setor vão debater e propor, a partir de uma avaliação da disponibilidade hídrica do Estado, formas derecuperar as bacias hidrográficas do Espírito Santo, bem como rever as tecnologias poupadoras para promover o uso racional eresponsável, e, também, ponderar a demanda futura de recursos hídricos no Espírito Santo tendo em vista mudanças demográficas,socioeconômicas, dinâmica econômica geral e regional.

Por fim, na quarta-feira (03), a principal discussão é a “Educação”, a partir das 14 horas, na Faesa, conduzido pela consultora AndrezzaRosalém.
A proposta desta temática é repensar a educação no Espírito Santo tendo como pressuposto o avanço na qualidade aliado a reduçãodas desigualdades internas rumo a um estado mais igualitário; analisar a trajetória recente indicando os principais desafios da políticaeducacional; propor caminhos a serem percorridos para uma educação mais condizente com as transformações sociais e tecnológicas; e realizar uma avaliação do Plano Nacional de Educação e suas implicações para o Espírito Santo.

 O Projeto ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Espírito Santo com o objetivo de definir prioridades, traçar estratégias emetas, bem como apontar caminhos a serem percorridos por toda a coletividade. Esse projeto é fruto de uma parceria entre o Governodo Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves; doFórum das Entidades e Federações (FEF) e do Espírito Santo em Ação; da Petrobras e da sociedade civil organizada, com o apoiotécnico da DVF consultoria.

Participe

Por meio do endereço www.es2030.com.br/participe qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentos que possam auxiliar na formulação do Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como a atualização de notícias.



Assessoria de Comunicação do IJSN Larissa Linhalis Tel.: (27) 3636-8066 / 9998-9003 comunicacao@ijsn.es.gov.br Texto: Suzana Tatagiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário