sexta-feira, 26 de julho de 2013

Meio Ambiente de Vitória participa da Conferência Metropolitana neste sábado


Yuri Barichivich
Pré-conferência de Meio Ambiente
Pré-Conferência Municipal de Meio Ambiente discutiu propostas para políticas públicas de resíduos sólidos
Lideranças comunitárias, associações e servidores de várias secretarias da Prefeitura de Vitória vão participar neste sábado (27), das 8 às 20 horas, da Conferência Metropolitana de Meio Ambiente, no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Itaparica, Vila Velha. O tema segue a proposta da Conferência Nacional, que é "Resíduos Sólidos". 
Vitória irá aproveitar o evento para apresentar o resultado da Pré-Conferência Municipal de Meio Ambiente, que aconteceu na última terça-feira (23) e contou com a participação de 125 pessoas. Entre os participantes, estavam vários membros das associações de catadores de Vitória, lideranças comunitárias, ONG´s, como o Recicla Folia, entre outras entidades.

Propostas de Vitória

Na Pré-Conferência de Vitória, os participantes se dividiram em quatro grupos para discutir ações futuras. Os grupos foram formados seguindo a orientação nacional: produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. Conheça as propostas de Vitória aqui.
A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Andressa Lemos Fernandes, informou que as propostas retiradas do evento, além de serem levadas para a Conferência Metropolitana, serão encaminhadas à comissão organizadora da Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília (DF). A Conferência Metropolitana é uma das etapas que antecedem a Conferência Estadual, a ser realizada nos dias 4 e 5 de setembro.

Delegados

Na Conferência Metropolitana, serão eleitos delegados para participar da etapa estadual, sendo 50% de representantes da sociedade civil (destes, no mínimo 1/5 de comunidades tradicionais e povos indígenas); 30% de representantes do setor empresarial e 20% de representantes do poder público (assegurando que, no mínimo, metade seja de governos municipais).
Participam representantes de 13 municípios. São eles: Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Fundão, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Ibiraçu, João Neiva e Aracruz. Inscrições e dúvidas pelo telefone (27) 3149-7265 ou e-mail semma@vilavelha.es.gov.br.

Sucesso

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, esse é mais um momento de fomentar discussões. "Em Vitória, a Pré-Conferência foi um sucesso, com uma excelente participação do começo ao final e com discussões muito pertinentes, e acredito que será uma boa contribuição para o debate na Conferência Metropolitana".
Para o secretário, o tema "Resíduos Sólidos", proposto pelo Ministério do Meio Ambiente, é um dos maiores desafios da sociedade moderna, principalmente das grandes cidades. "Hoje, temos um enfrentamento, que é como lidar com os resíduos sólidos de forma a atender os quatro 'R': reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar".

Programação

Sábado (27)
  • 8 às 9 horas – Credenciamento
  • 9 às 10 horas - Abertura oficial
  • 10 horas às 10h30 – Apresentação da metodologia da Conferência
  • 10h30 às 12 horas – Palestra "Panorama do Plano Nacional de Resíduos Sólidos"
  • 12 horas às 13h30 – Almoço
  • 13h30 às 15h30 – Quatro grupos de trabalho (GTs): Produção e Consumo Sustentável; Redução dos impactos ambientais; Geração de emprego e renda e Educação Ambiental
  • 15h30 às 16h30 - Café/Hierarquização das propostas dos GT´s
  • 16h30 às 18 horas - Divisão de grupos por segmento (poder público, sociedade civil, empresas) para eleição dos delegados da Conferência Estadual
  • 18 às 20 horas - Definições e encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário