segunda-feira, 1 de julho de 2013

Eleição para escolha dos novos membros dos Conselhos de Escola será nesta terça


Carlos Antolini
Uma pessoa colocando voto numa caixa para eleição do conselho de escola
Pessoas devem registrar os votos nas urnas instaladas nas unidades da rede municipal de ensino
Moradores de Vitória que desejam contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede municipal de educação e que desejam experimentar uma gestão democrática de verdade na cidade devem comparecer a uma das 99 unidades escolares da capital nesta terça-feira (2) e registrar o voto na eleição dos Conselhos de Escola.
Para esse processo, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) registrou 2.056 candidatos, entre alunos, pais, professores e servidores, que vão disputar cerca de 800 vagas de conselheiros titulares para o triênio 2013-2016.
Quem é candidato deve se apressar porque esta segunda (1º) é o último dia para a realização das ações de campanha. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas participem do processo de votação nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Nesta terça (2), além da votação, também haverá apuração, com divulgação do resultado nesta quarta (3). Já a posse dos novos conselheiros acontecerá no dia 8 de agosto.
"O Conselho de Escola é um instrumento importante para que pais acompanhem melhor a vida escolar dos filhos. Não é o diretor quem escolhe os conselheiros. A participação é democrática, envolvendo toda a comunidade", informou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
"A presença marcante de todos os segmentos, em especial de pais e alunos, torna maior a possibilidade de conferir melhorias em todo o processo educacional. Isso só é possível quando todos os sujeitos estão envolvidos e participando da gestão da escola", explicou a gerente de Gestão Democrática, Ivana Bello.
Yuri Barichivich
Pais com crianças subindo escada da escola
Conselho de Escola tem a função de propor melhorias para o processo educacional em Vitória
A atribuição do Conselho de Escola é prestar assessoramento à Seme nas questões relativas à vida da unidade escolar. "É importante ressaltar que a função de conselheiro é voluntária e sem remuneração. Os participantes, porém, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, fazendo da escola um espaço de gestão democrática", complementou Ivana Bello.

Composição

O Conselho de Escola é composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenham, no mínimo, 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade. O tamanho do conselho varia por escola, podendo ser de 12 a 18 pessoas no total.
"Cada segmento elege seu representante. Aluno vota em aluno, professor, em professor, pais, em pais e comunidade, em comunidade", esclareceu o presidente da Comissão Eleitoral Central, João Jorge de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário