quarta-feira, 17 de julho de 2013

Circuito de Praia terá ação voltada para a saúde do homem - VILA VELHA


Texto: Emerson Cabral / Foto: Bruno Penna

Praia da Costa sedia 1º Circuito Municipal de Praia - Imagem: Bruno Penna
No sábado (20), a Praia da Costa vai sediar a 3ª Etapa do Circuito Municipal de Praia, evento que tradicionalmente conta com uma expressiva participação do público masculino. Razão pela qual a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, irá promover uma ação voltada para os homens na faixa etária de 15 a 59 anos. É o “Agosto Azul”, que terá ênfase na vacinação de Hepatite B. As atrações esportivas e a ação de saúde vão acontecer na altura da Farmácia Magistral, na Av. Gil Veloso.
A referência técnica em saúde do homem de Vila Velha, Cristina Bellotti Portes, destacou que a população masculina geralmente não procura os serviços de saúde para a promoção de sua saúde e a prevenção de doenças. “Usualmente os homens só procuram os serviços de saúde quando estão adoecidos ou com patologias já instaladas, o que inviabiliza os processos de prevenção e promoção à saúde”.
Ainda segundo Cristina, esse fato dificulta a atenção à saúde do homem e o cuidado ofertado a essa população, gerando impacto negativo em seu quadro de saúde, o que poderia ser evitado com ações precoces e direcionadas, evitando complicações e agravos desnecessários. “Precisamos mudar essa cultura masculina e estimular essa população por meio da informação e ações em saúde. Ressaltar a importância do autocuidado visando inserir esse homem como coparticipante do seu estado de saúde”, disse ela.
Cartão de vacina - Cristina lembra que só serão vacinados contra a Hepatite B os homens que levarem a caderneta de vacinação. “Somente realizaremos vacinação de hepatite B em pessoas que estiverem portando o cartão. Devemos deixar claro que serão vacinados contra hepatite B homens na faixa etária de 15 a 59 anos e não serão realizadas outras vacinas”, frisou a referência técnica.
Outras ações - Além da vacinação contra a Hepatite B para homens entre 15 e 59 anos, serão ofertados exames (testes rápidos) relacionados à Sífilis, Hepatites (B e C) e HIV. Também serão distribuídos materiais educativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e câncer de próstata. Esse trabalho terá a condução do Programa DST/AIDS da Secretaria de Saúde de Vila Velha.

Circuito Municipal de Praia

Será realizada neste sábado (20) e domingo (21) a terceira etapa do Circuito Municipal de Praia, unindo em uma arena com oito quadras as modalidades do vôlei, futevôlei, beach tennis e frescobol, na Praia da Costa. Sucesso total nas duas primeiras etapas, o circuito já conta com mais de 180 atletas inscritos. Durante o ano serão realizadas mais três etapas, com intuito de valorizar as modalidades, socializar atletas e comunidade, além de divulgar o potencial esportivo e turístico de Vila Velha.

Um dos destaques da competição é Rodrigo Lacraia.  Ele é atleta carimbado na categoria futevôlei. Vindo da conquista do Mundial no mês passado, Lacraia subiu ao pódio do Circuito de Praia duas vezes, conquistando a prata na primeira etapa e ouro na segunda.

Os atletas do beach tennis Daniel Nascimento e o Bruno Marinho querem repetir o rendimento das primeiras etapas. Os atletas já disputaram etapas do brasileiro em vários estados, figurados entre os 7 melhores jogadores do Brasil pelo ranking da CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis), tendo como resultado mais significativo, no Campeonato Mundial de Beach Tennis, realizado em Aruba, em 2011, ficando entre as 15 melhores duplas da categoria profissional.

Para o secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vila Velha, Alexandre Salgado, o circuito está consolidado. "Estávamos em processo de elaboração do planejamento estratégico deste ano e pensamos em valorizar esportes esquecidos, mas com grande potencial. Nossas praias estão entre as mais belas do país, e a prática destes esportes valorizam ainda mais o município. As duas primeiras etapas mostraram a qualidade do circuito”.

O público vem prestigiando a iniciativa da Prefeitura de Vila Velha comparecendo, vibrando e fazendo do Circuito Municipal de Praia um sucesso. A terceira etapa começa neste sábado (20), às 8 da manhã e encerra domingo (21) às 16 horas, em frente a farmácia Magistral, na Praia da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário