A seleção brasileira paraolímpica feminina de basquetebol marca presença no Estado, onde treina para a Copa América, que será realizada do próximo dia 28 a 04 de agosto, na Guatemala. A equipe, que conta com atletas do Pará, São Paulo e Espírito Santo, tem dois representantes do Centro de Reabilitação Física da Secretaria de Estado da Saúde (Crefes): o professor Martoni Sampaio, coordenador da seleção, e a atleta Jéssica Silva Santana.
Segundo Martoni Sampaio, os atletas estão motivados e focados na conquista do título inédito da Copa América. O bom desempenho será fundamental para carimbar o passaporte da seleção para representar o Brasil no Campeonato Mundial em Vancouver, no Canadá, em 2014. As duas competições são preparatórias para as Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Os treinamentos iniciam nesta terça-feira (16), no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha, e irão até dia 27, véspera da competição na Guatemala, que terá também na disputa equipes do México, África do Sul, Argentina, El Salvador, Nicarágua e Guatemala, além do Brasil.
Enquanto a seleção permanecer no Espírito Santo, o Crefes – referência estadual em reabilitação física – garantirá suporte fisioterápico aos atletas, por meio de sua estrutura e equipe já bem conhecidas pelo próprio Martoni, que é professor da instituição, e por Jéssica, que é atleta local.
“O Crefes tem a estrutura necessária de equipamentos e recursos humanos para solucionar qualquer eventual intercorrência e deixar a seleção com 100% de sua capacidade motora para enfrentar a competição. Isso dá uma segurança muito grande para a equipe”, afirmou o coordenador da seleção.
Martoni explica que o ritmo de treinamento vem sendo intensificado à medida que o calendário rumo às Paraolimpíadas avança, para deixar a equipe afinada e tecnicamente preparada. Este ano já houve etapas na Bahia e Pernambuco, antes da vinda da seleção para o Espírito Santo.
Neste segundo semestre, haverá mais um treinamento no Rio de Janeiro antes da equipe seguir para uma série de amistosos na Austrália. Para o ano que vem, o Brasil deverá receber equipes do Japão, Inglaterra e Canadá. Os amistosos com a equipe inglesa podem acontecer inclusive no Espírito Santo. A delegação inglesa já esteve visitando o Crefes no início deste ano para conhecer a estrutura da instituição e se mostrou impressionada.
Serviço:
Treinamento da seleção brasileira paraolímpica feminina de basquetebol
Local: Ginásio Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha
Treinamentos: Entre os dias 16 a 19/07 e 22 a 26/07
Horário: das 8h às 11h30 e das 15h30 às 18 horas
Jogos: sábado (20), amistosos contra a seleção capixaba
Horário: das 08h às 11h30 e das 15h30 às 18 horas
Lazer: domingo (21)
Horário: 09 horas: Banho de mar no Projeto Praia Legal, em Vila Velha
15 horas: Turismo pelas cidades de Vila Velha e Vitória.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário