quarta-feira, 17 de julho de 2013

Corpo de Bombeiros prepara militares especializados em salvamento em altura


Tornar bombeiros especializados no atendimento de ocorrências de salvamento em alturaÉ esta aproposta do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMESque iniciou o treinamento duassemanaspara 18 militares da Corporaçãoincluindo um do Estado de Minas Gerais. O curso segueaté o dia 23 de agosto.

diretor do cursocapitão Anderson Augusto Guerin Pimentaexplica que o treinamento é aplicadocom 100% de atividade prática. “O objetivo é tornar a tropa especializada em salvamento em altura. As ocorrências mais comuns que atendemos são relacionadas com salvamentos de profissionais daconstrução civil quemuitas vezesficam presos em fachadas de prédios ao executar algum trabalho,pessoas que praticam ecoturismo em região montanhosa e que caem em locais de difícil acessobemcomo voadores que praticam atividades esportivas como parapente ou asa delta e que necessitam de um salvamento especializado”diz Pimenta.

Para treinar a tropa, técnicas de rapel e subida e descida com macas serão aplicadas para simular o resgate de pessoas em altura, revisão de nós e amarrações, sistema de ancoragem de segurança e equipamentos usados para a atividade. O capitão ressalta que o treinamento é fundamental porque faz parte da rotina do Corpo de Bombeiros, que é acionado para ocorrências do gênero quase diariamente.

“É necessário um bom preparo físico e cardiorespiratório para executar este tipo de socorro. Temos experiência em resgatar idosos que sofreram algum acidente em casa, como fratura de fêmur, e que não há como retirá-los da residência pelos métodos comuns, ou seja, precisamos usar técnicas de rapel para fazer o socorro pela janela. O mesmo acontece em casos de incêndios, quando temos que entrar pela janela para socorrer vítimas. Carros que caem em ribanceira e que o resgate de pessoas exige uma especialização para que o socorro e a retirada das vítimas sejam feitos com cautela e eficiência”, ressalta Pimenta.

Devido ao alto grau de complexidade do curso, os alunos são avaliados semanalmente em caráter eliminatório. O objetivo é preparar equipes especializadas neste tipo de socorro para oferecer um atendimento de excelência para a população capixaba.


Assessoria de Comunicação Tenente Coronel Tomazelli - Soldado Karolina - Soldado Zucoloto Tel.: 3137-4434 / 9711-0660 Email: bm5emg@yahoo.com.br Site: www.cb.es.gov.br Twitter:@cbmes Facebook: bombeiromilitares Informações à Imprensa Sandra Dalton Tel.: 27 3636- 9928/ 9901-9862 Email: sesp.ascom@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário