segunda-feira, 15 de julho de 2013

“Chá com Vinícius de Moraes” movimenta escola de Cariacica

O escritor, poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes é referência quando se fala de memoráveis obras e composições das mais sofisticadas. Se estivesse vivo, ele estaria completando cem anos de vida em 2013. E foi para comemorar o seu centenário que os alunos da Escola Estadual Mariano Firme Souza, em Cariacica, realizaram o ‘Chá com Vinícius’. O evento teve o objetivo de celebrar a data, trabalhar o conteúdo do calendário e despertar, nos estudantes, a sensibilidade trazida pela literatura. 

O trabalho foi realizado com turmas de 5ª à 8ª série o Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de maneira interdisciplinar, entre as áreas de Códigos e Linguagens e Ciências Humanas. 

A ideia surgiu quando a pedagoga da escola, Nívia Amaral Mares, e a diretora, Tenodora Vieira Bahiense, participaram de uma posse na Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, onde foi apresentada uma homenagem ao centenário do poeta. A partir de então, os professores começaram uma mobilização para organizar o chá, com atividades interativas que utilizaram vídeos, textos e pesquisas.

Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir ao documentário ‘Vinícius de Moraes’, dirigido por Miguel Faria Jr. e com a participação de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Por meio dele, foi possível conhecer mais sobre a biografia e obras do artista. Depois, eles trabalharam as poesias, sonetos e músicas e cada uma das turmas pôde escolher qual obra iria se inspirar para a apresentação. 

A finalização do projeto aconteceu no dia 18 de junho, com o chá que reuniu as mais variadas apresentações, que iam desde recitações de poesias a canções interpretadas pelos próprios alunos. Na ocasião, bolas foram utilizadas para enfeitar o local e um painel foi confeccionado para expor algumas das produções dos participantes. 

A pedagoga Nívia falou sobre a iniciativa. “Pra mim é extremamente importante proporcionarmos momentos como esses, porque é dessa forma que a gente consegue ver a aprendizagem acontecendo e o envolvimento de toda a escola”, declarou. “Eles também aprenderam a trabalhar em equipe, juntos. Isso fica para vida, assim como a própria obra que é levada”, completou. 




Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/rcchagas@sedu.es.gov.br Texto: Renan Chagas Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário