segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Pronatec abre portas: pedreiro vira instrutor de cursos do Senai em Viana


Texto: Júlio Palassi / Foto: Siumara Gonçalves
03/02/2014 - 10:49 h

A vida de Willes Rangel Gomes, 30 anos, ganhou um novo rumo depois que ele participou de um curso oferecido pela Prefeitura de Viana, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), há seis meses. De pedreiro, ele passou a instrutor de cursos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e planeja se tornar engenheiro civil nos próximos anos.

Tudo começou porque ele queria realizar o sonho de conseguir um emprego numa construtora e ter a carteira assinada, já que por várias vezes foi descartado por não poder comprovar no papel o que já exercia há dois anos. “Esta oportunidade aberta pela prefeitura despertou muitos sonhos em mim e hoje meus planos são totalmente diferentes daqueles que tinha antes do curso”, comentou.

E foi a necessidade que o levou a se descobrir pedreiro, quando, desempregado, precisou erguer sozinho a própria casa no bairro Bom Pastor, em Viana, onde mora com a esposa e o casal de filhos. “A partir daí, comecei a trabalhar como autônomo e fiquei nessa por dois anos, até me inscrever no curso de Pedreiro de alvenaria de vedação, que durou três meses, de julho a setembro de 2013. Ainda estudando, consegui ser contratado por uma grande construtora e em três dias de trabalho fui promovido a encarregado”.  

Mas, a surpresa maior veio quando Willes completou três meses de carteira assinada: um convite para ser instrutor no Senai e passar a ensinar aquilo que meses antes havia ido em busca para aperfeiçoar. “Deixei a construtora e encarei o novo desafio. As portas se abriram mais do eu esperava. Hoje faço parte do corpo docente do Senai, onde sou instrutor nos cursos de pedreiro em alvenaria de vedação e de pintor predial. É preciso buscar qualificação, tanto o novato quanto aquele que já está há anos no mercado, pois os cursos despertam interesses e abrem novas oportunidades. A visão do profissional que não se qualifica é limitada”.

Foco

E Willes quer mais e para chegar onde deseja está focado nas oportunidades que estão ao seu redor. Atualmente faz curso de mestre de obras, voltou à sala de aula depois de 14 anos fora da escola para concluir o ensino médio, aprende inglês e quer ingressar no curso de Engenharia Civil.

willis2.JPG“Minha vida mudou para melhor depois que eu participei do curso oferecido pela Prefeitura de Viana. É muito importante esta iniciativa de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos, pois existem pessoas no município muito habilidosas que estão no anonimato e essa parceria é a oportunidade que têm para conquistarem seu espaço no mercado de trabalho”, avaliou.

E com isso, a renda de Willes aumentou cinco vezes e os planos agora são de ampliar a casa de três cômodos (quarto, cozinha e banheiro) para oferecer mais conforto à família. “Não existem limites quando queremos. Estou indo passo a passo em busca do meu objetivo. Já sei o que faz um pedreiro e um encarregado e estou aprendendo na teoria como atua um mestre de obras. Quero experimentar a prática dessa profissão e, somente depois, chegar à engenharia. Assim, vou conhecer todas as etapas da obra”.

Cursos


E quem quer garantir uma das 1.106 vagas dos 30 cursos que a Prefeitura de Viana está oferecendo para o primeiro trimestre de 2014, precisa procurar a agência Nossocrédito do centro de Viana ou um dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município – Centro, Marcílio de Noronha, Vale do Sol e Campo Verde - para se inscrever.

Para a inscrição é necessário entregar duas cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os cursos são gratuitos e resultados de parcerias da Prefeitura de Viana com o governo federal e os alunos terão direito a vale-transporte, alimentação e material didático. As aulas estão previstas para iniciar no dia 10 de março.

O que é o PRONATEC?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. As ofertas das vagas para os cursos no município fazem parte de uma parceria entre o Governo Federal, Sistema S (Sest/Senat – Senai – Senac – Senar) e a Prefeitura de Viana , por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
Confira as vagas
VIANA
1.106


SENAT
741


ALMOXARIFE
83
ASSISTENTE DE OPERAÇÃO DE LOGÍSTICA PORTUÁRIA
23


ASSISTENTE DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
47
AUXILIAR DE CRÉDITO E COBRANÇA
23
AUXILIAR DE PESSOAL
73
AUXILIAR DE SERVIÇOS EM COMÉRCIO EXTERIOR
47
CERIMONIALISTA E MESTRE DE CERIMÔNIAS
23
CUIDADOR DE IDOSO
73
CUIDADOR INFANTIL
73
INGLÊS BÁSICO
18
INGLÊS INTERMEDIÁRIO
18
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS  BÁSICO)
46
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS AVANÇADO)
22
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS INTERMEDIÁRIO)
46
PORTEIRO E VIGIA
20
RECEPCIONISTA
19
VENDEDOR
87
SENAI
180


ALMOXARIFE
20
COSTUREIRO INDUSTRIAL DO VESTUÁRIO
20
ELETRICISTA INDUSTRIAL
20
MODELISTA
50
MONTADOR DE MÓVEIS
20
PADEIRO
50


SENAC
101


AUXILIAR DE SECRETARIA ESCOLAR
25
CABELEIREIRO ASSISTENTE
20
DEPILADOR
20
MANICURE E PEDICURE
20
SALGADEIRO
16


SENAR
84


APICULTOR
28
AVICULTOR
28
CRIADOR DE PEIXES EM TANQUE REDE
28

Nenhum comentário:

Postar um comentário