quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

BOLSA FAMÍLIA: CADASTRADOS DEVEM FAZER ACOMPANHAMENTO DE SAÚDE EM COLATINA


27/02/2014 -
Família beneficiadas devem procurar a unidade de saúde duas vezes por ano para avaliação

A Prefeitura de Colatina, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), informa que a partir de Abril os beneficiários do Programa Bolsa Família devem comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de suas residências.
O objetivo é a realização do acompanhamento de saúde exigido pelo programa do governo federal, que inclui o controle dos dados antropométricos (peso e estatura), verificação das vacinas para crianças de até sete anos, gestantes, mulheres com idade entre 14 e 44 anos, dentre outros que foram dependentes do beneficiário.
No ato da consulta, na unidade de saúde, o beneficiário precisa apresentar o cartão do Programa Bolsa Família, com identificação do Número de Inscrição Social (NIS), cartão de vacinação da criança e, no caso das grávidas, o cartão de Pré-natal. O acompanhamento é feito duas vezes por ano, de abril a junho e no segundo semestre de setembro a novembro.
Além disso, os beneficiários que estiverem em atraso com o cadastro devem comparecer a Secretaria de Assistência Social e Cidadania para fazerem a atualização dos dados cadastrais. A atualização é feita a cada dois anos e a falta pode implicar no cancelamento do benefício.
Os dados referentes à frequência escolar já estão sendo apurados pela Coordenação do programa junto à Secretaria de Educação. Crianças e adolescentes de seis a quinze anos precisam comparecer a pelo menos 85% das aulas para garantir o recebimento do Bolsa Família. O descumprimento por cinco períodos leva ao cancelamento do benefício.
Atualmente, cerca de 4.376 famílias estão cadastradas no Programa em Colatina. O acompanhamento de saúde deve ser feito diretamente a US do bairro onde o beneficiário residir.
Caso haja mudança de endereço, este deve ser modificado na Unidade de Saúde para que os dados sejam migrados, já a atualização do cadastro deve ser feita na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, situada na rua Melvin Jones, Nº 90, Bairro Esplanada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário