sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Começam as obras no Rio Jacaraípe, Serra

40 mil pessoas serão beneficiadas
Carla Nascimento
Moradores de 16 bairros, na região da Grande Jacaraípe, serão beneficiados com as obras de macrodrenagem do Rio Jacaraípe. O objetivo é reduzir os alagamentos durante as enchentes, recuperar áreas ambientais degradadas e urbanizar a ocupação do espaço. O investimento é de mais de R$ 10 milhões.
Além disso, ruas serão implantadas e recuperadas. Haverá ainda investimento em paisagismo e iluminação pública. Ao todo, 40 mil pessoas serão beneficiadas. 
A limpeza superficial do Rio Jacaraípe já começou. Nesta quarta-feira (26), quando tiveram início as atividades, foram retiradas três caçambas de lixo e entulho. Entre os materiais encontrados estão galhos secos, pneus, geladeiras, sofás e carcaça de carros. Todo o trabalho é manual e conta com uma equipe de aproximadamente dez pessoas. 
Em seguida, será feita a dragagem dos quatro quilômetros de rio. Outra etapa do projeto é o desassoreamento e a ampliação da calha.  Também será feita a contenção de margens para evitar a erosão.
Hoje, a largura do Rio Jacaraípe varia entre dois e quatro metros, dependendo do trecho. Após as obras, a largura máxima será de 33 metros. A profundidade, que varia entre setenta centímetros e um metro e meio, passará a 2,12 metros de altura.
O investimento, na ordem de R$ 10 milhões, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. A captação de recursos foi realizada com um convênio com o Ministério das Cidades por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II. A previsão é que obra seja concluída em dois anos.
Sobre a Bacia Jacaraípe
Até o inicio da década de 70 a bacia Jacaraípe era tipicamente rural. O processo de ocupação rápida da região, sem nenhuma preocupação ambiental, impôs grandes modificações na superfície do solo, alterando o escoamento de águas de chuva. Ao mesmo tempo, houve assoreamento do leito do Rio Jacaraipe e estreitamento, devido, entre outros fatores, a construções executadas irregularmente nas suas margens e dentro do próprio rio.
A Lagoa Juara funciona como um reservatório amortecedor de enchentes com grande capacidade de acumulação de água.  O Rio Jacaraipe é o escoadouro natural da lagoa.
O Rio Jacaraípe é responsável não só pelo escoamento das chuvas da bacia como também pela entrada de água salgada na lagoa. Ou seja, quando chove o nível d’água da lagoa sobe e o excesso é escoado pelo rio até reestabelecer o equilíbrio com o nível do mar e recomeçar o processo de fluxo e refluxo das marés para a lagoa através do rio. Isto faz com que a lagoa Juara seja um enorme criadouro de peixes e de outras espécies marinhas. Até o inicio da década de 70, podia-se observar anualmente a piracema ao longo do rio.
O assoreamento do rio é tão grave que a água do mar não chega mais à lagoa porque o nível desta tem se mantido muito acima de seu ponto de equilíbrio natural. Não está havendo renovação da água que está com níveis de oxigênio muito baixos para sustentar grandes populações de vida aquática.
As obras de macrodrenagem e a melhoria do escoamento do Rio Jacaraípe irão reestabelecer o equilíbrio do ecossistema natural da Lagoa Juara e resolver os problemas sociais referentes às inundações na região.


CRÉDITOS: Secretaria de Obras | 28/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário