quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EM COLATINA, MÃES DE RECÉM-NASCIDOS DEVEM PROCURAR ÓRGÃOS DE SAÚDE PARA TESTES DE TRIAGEM



27/02/2014 -
Os testes de triagem realizados em bebês recém-nascidos, têm como finalidade descobrir precocemente algumas doenças e/ou alterações físicas dos bebês. Quanto mais cedo são descobertas essas alterações, mais facilmente é possível prevenir as manifestações e sequelas dessas doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza diariamente os testes do pezinho (identifica alterações metabólicas), da orelhinha (triagem auditiva) e do olhinho (teste do reflexo vermelho).
O teste do pezinho, permite a detecção de doenças como: hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias, fenilcetonúria e fibrose cística. Quando não realizado na própria maternidade, pode ser feito na Policlínica Irmo Antônio Marino ou na Unidade de Saúde do bairro São Silvano, de segunda a sexta-feira das 7:30hs as 16:30hs, não é necessário agendamento.
O teste da Orelhinha é realizado para o diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos. No município o exame é realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAAE), de 2º a 5º feira, de 11 às 12:45 hs, e nas sextas-feiras de 7:30 às 13:30 horas. È necessário agendar através do telefone 3722- 2563 a realização do teste.
O teste do olhinho, realizado no CEMM (Centro de Especialidades Médicas Municipal), na Secretaria Municipal de Saúde, é um exame simples e rápido, onde o pediatra avalia o reflexo vermelho dos olhos com a ajuda de um oftalmoscópio (instrumento que é usado como fonte de luz para ver o interior dos olhos). Realizado as terças e quartas-feiras, o teste é sempre feito ás 6 horas e é necessário que o responsável leve cartão do SUS e certidão de nascimento do bebê. O teste é feito somente com horários agendados.
Saiba um pouco mais sobre a importância de cada teste que os bebês devem ser submetidos:

Teste do pezinho
O exame é feito de forma praticamente indolor, coletando o sangue através de um furinho feito na região do calcanhar (por isso é chamado de teste do pezinho). Deve ser colhido após o início do aleitamento materno, preferencialmente 48 horas após o nascimento. Os bebês que apresentam resultados positivos devem ser submetidos à nova coleta para a confirmação do diagnóstico. O diagnóstico e tratamento precoces são muito importantes pois podem mudar a evolução dessas doenças, diminuindo as sequelas, problemas de crescimento e retardo mental. Portanto, assim que receber o teste do pezinho entregue ao pediatra do seu filho para que ele possa avaliar.

Teste da orelhinha
É um teste de emissões otoacústicas que tem como finalidade a detecção precoce de deficiência auditiva.O teste é feito através de um aparelho que emite ondas sonoras ao ouvido do recém-nascido sendo feita a análise da resposta a esse estímulo. A resposta adequada indica audição normal. O exame pode ser duvidoso (às vezes por líquido ainda presente no ouvido do bebê) ou com ausência de resposta. Nesses casos o exame deve ser repetido para confirmação do diagnóstico e encaminhado ao especialista para prosseguir a investigação. O diagnóstico e o tratamento precoce pode prevenir deficiências de linguagem e de aprendizado, uma melhor adaptação psicossocial e interação com a família, desenvolvendo-se assim adequadamente sem a necessidade de frequentar escolas especiais.

Teste do olhinho
Permite a detecção precoce de doenças que comprometem a visão, como a catarata congênita, glaucoma congênito, algumas má-formações, alguns tipos de tumores, traumas de parto e algumas inflamações e infecções. Muitas vezes esse reflexo vermelho é observado nas fotografias com flash. Quando não se observa o reflexo ou ele é duvidoso, o pediatra deve encaminhar o bebê ao oftalmologista para avaliação e confirmação do diagnóstico. A demora para iniciar o tratamento pode levar a danos irreversíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário