segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sementes do milho 'Capixaba Incaper 203' são entregues em Marechal Floriano


24/02/2014 - 14h55min


Incaper/ELDR Marechal Floriano
Produtores recebem sementes de milho
Cerca de 1000 quilos de sementes do milho 'Capixaba Incaper 203' foram entregues para agricultores familiares em Marechal Floriano na última sexta-feira (21). A atividade, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, ocorreu no Centro de Agronegócios (Posto do Café) e é fruto de um convênio de cooperação técnica firmado em 2013 para a produção de sementes fiscalizadas do referido milho.

O plantio dessa variedade de milho foi realizado na propriedade do senhor Dorgal de Aguiar Godinho, na localidade de Victor Hugo, que cedeu a área para plantio e realizou os tratos culturais da cultura. Após a colheita, as sementes selecionadas foram distribuídas para agricultores do município.

“Nosso objetivo com a entrega das sementes de milho foi incentivar o resgate da cultura de produção dos antigos agricultores do município. O milho pode ser utilizado como comida para a família e alimento para as criações, reduzindo custos na propriedade”, explicou o chefe do escritório de Marechal Floriano, Cesar Abel Krohling.

Ele disse que os grãos do milho 'Capixaba Incaper 203' são mais resistentes, de cor vermelha alaranjada, considerados excelentes para a produção de fubá, polenta, canjiquinha, bolos e alimentação de aves visando à produção de ovos e carnes mais avermelhadas, o que agrada o mercado consumidor.

O evento de distribuição de sementes reuniu 110 produtores e, ao final, todos receberam as sementes para poder plantar. Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo (Seag), Ênio Bergoli, fez a entrega de um veículo Fiat Strada para a Secretaria de Agricultura de Marechal.


Milho 'Capixaba Incaper 203'

O milho 'Capixaba Incaper 203' é uma variedade melhorada obtida por meio de trabalho científico, desde 1985, na Fazenda Experimental do Incaper em Sooretama. Apresenta boa adaptação a vários ambientes, tem estabilidade de produção, alta produtividade, mais rusticidade e tem a grande vantagem de poder reutilizar as sementes em plantios subsequentes.

O valor nutricional dos grãos dessa variedade é elevado, muito maior que as quantidades encontradas na média dos milhos comuns brasileiros cultivados. Possui 30% a mais de proteína, 45% a mais de óleo, 50% a mais de fósforo e quatro vezes mais cálcio.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário