quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EM COLATINA PRODUTORES E TRABALHADORES RURAIS FAZEM CURSO DE CASQUEAMENTO E FERRAGEAMENTO DE ANIMAIS



27/02/2014 -
Em atendimento a uma reivindicação de produtores rurais e trabalhadores das propriedades da região de Córrego do Macuco, foi realizado recentemente um curso de Casqueamento e Ferrageamento de Eqüinos. Com carga horária de 40 horas, em cinco dias, para 16 participantes, essa é a quarta vez que o curso é ministrado no município, segundo informou o superintendente de Desenvolvimento Rural, Guilherme Giuberti.
O evento foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder), Sindicato Rural Patronal de Colatina, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural).
O objetivo é orientar sobre os cuidados com os animais, que são muito utilizados nas propriedades, nas atividades do dia a dia. E visa principalmente, melhorar as condições de saúde e bem-estar, foi ministrado pelo especialista do Senar, Altamiro de Oliveira Junior.
Os produtores aprenderam as técnicas com aulas práticas e teóricas, sobre diversos procedimentos, e como corrigir os procedimentos praticados até então. Entre eles, a forma correta de aparar e nivelar os casco do cavalo, de medição de abertura e altura dos talões (parte traseira da pata, em formato de “V”), da correção do contato da pata com o solo; checagem da angulação; e rebaixamento da sola.
Aprenderam também, a identificar o número certo da ferradura do animal; modelar e vestir a peça no cavalo, para que ela não fique folgada na pata e escape facilmente. Além de outras técnicas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário