segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Inscrições abertas para 80 vagas em cursos gratuitos



Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim têm novas oportunidades de qualificação profissional. A prefeitura, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferece mais 80 vagas em três cursos profissionalizantes gratuitos. Os interessados podem se inscrever, das 7h às 13h, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Os alunos recebem ajuda de custo para transporte e alimentação.

Os cursos são de Operador de Processos de Acabamento em Mármores e Granitos, Eletricista Industrial e Cuidador de Idosos. Têm carga horária de 160 a 200 horas e serão ministrados, à tarde e à noite, no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Morro Grande. As aulas começam na segunda quinzena de março.

Para fazer inscrição, é preciso atender às exigências de idade e escolaridade mínimas dos cursos (ver abaixo) e apresentar cópias simples do CPF, carteira de trabalho, número de inscrição social (NIS) ou Programa de Integração Social (PIS), comprovante de escolaridade e de residência.
O Pronatec é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo é formar profissionais para atender às demandas do mercado local. Em março, serão abertas as inscrições para mais 125 vagas nos cursos de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Auxiliar de Transporte, Movimentação e Distribuição de Cargas e Assistente de Vendas.
Locais das inscrições
- Cras do bairro Jardim Itapemirim – Rua Aryo Sardemberg, s/nº - Telefone: 3155-5329
- Cras do bairro Fé e Raça – Rua das Garças - Telefone: 3155-5259
- Cras do bairro Alto União – Rua José Nunes Sobrinho, s/nº - Telefone: 3155-5413
- Cras do distrito de Burarama - Telefone: 3539-3014

Descrição dos cursos
Operador de Processos de Acabamento em Mármores e Granitos (20 vagas)
Executa trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos, componentes e materiais, e programando controladores lógicos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho. Carga Horária: 200. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Eletricista Industrial (20 vagas)Executa trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos, componentes e materiais, e programando controladores lógicos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho. Carga Horária: 200. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto.
Cuidador de Idoso (40 vagas)
Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário