quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS APLICOU 18 MILHÕES EM 2013 NO ES.

                                 No ano de 2013 a Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), comprou 18 milhões de reais de produtos da agricultura familiar do Espírito Santo.
                                 Foi o que informou ontem, dia 27 de fevereiro, o Superintendente da Conab no Estado, Brício Alves Junior, em solenidade em Nova Venécia, com a presença de centenas de produtores e produtoras da região Norte do Estado. No ano passado um total de 46 municípios participaram do PAA, que compra de produtores organizados em Associação e Cooperativa. Durante a reunião o Delegado informou que os depósitos das compras de 2013 estão feitos neste final de fevereiro e início de março.
                               O PAA começou em 2003, mas  no Espírito Santo o início foi em 2008 com um volume de compras na faixa 600 mil reais, em 2009 subiu para 1 milhão e 200 mil, em 2010 ficou em 5 milhões, em 2011 chegou a 10 milhões e 500 mil, valor que permaneceu em 2012 e no ano passado atingiu 18 milhões de Reais. O PAA adquire a produção da agricultura familiar e a entrega a entidades sociais e a pessoas na linha de pobreza.
                               Na solenidade em Nova Venécia, que aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica, participaram produtores e produtoras de Pinheiros, Boa Esperança, Mucurici, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Montanha, São Gabriel da Palha, São Mateus, Mantenópolis, Pedro Canário e Linhares.
                              O Frei Onório, pároco da comunidade de Nova Venécia e afirmou que é preciso que ''o PAA, que hoje é um Programa, passe por uma mudança e se torne uma política de Governo, já que ele tem hoje um peso muito grande na vida e na economia das pessoas do interior. É ele que gera trabalho e renda no campo e alimenta milhares de pessoas." O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), afirmou que vai defender a sugestão do Frei em Brasília. O deputado ainda afirmou que a classe política tinha de dar respostas aos problemas da sociedade, "para assim cumprirmos a nossa função."
                             Frei Onório ainda na sua fala disse que era preciso alimentar as pessoas, para que elas não ficassem doentes e que raciocinassem e que "é isto que o PAA vem fazendo." Vários oradores que seguiram ficaram na mesma linha de raciocínio.
                            O Superitendente Bricio lembrou que o PAA tem de ser defendido pela agricultura familiar e ter transparência, "porque é dinheiro público e tem de ser muito bem empregado". Ainda na sua fala disse que o projeto do silo que vai ser implantado em Viana vai trazer tranquilidade para o meio rural que usa o milho como alimentação de criações. Este conjunto de silos está orçado em 50 milhões de Reais. Disse ainda que os produtores assentados que eram devedores do programa de aquisição de farinha de mandioca, em número de 1.100, foram anistiados pelo Governo Federal.
Abaixo fotos do evento de Nova Venécia



















Nenhum comentário:

Postar um comentário