segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Jovens comemoram carnaval com desfile sustentável na Serra

Crianças e adolescentes vão desfilar em José de Anchieta
Jovana Mazioli Saccani
Cerca de 100 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Curumim, que faz parte da Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Aica), vão comemorar o carnaval na próxima quinta-feira (27), a partir das 17 horas, em uma matinê no Centro Comunitário do Bairro José de Anchieta. Eles também vão colocar o bloco “Foliões da Cidadania” nas ruas do bairro e promover um desfile carnavalesco com o tema “Sustentabilidade e vínculos de convivência”. A Rede Aica é uma das instituições conveniadas com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social (Semas).
Divulgação/PMSCrianças e adolescentes vão desfilar a partir das 17 horas em José de Anchieta
As crianças e os adolescentes que participam do projeto, que funciona no contraturno escolar, ajudaram a confeccionar as fantasias, recicladas para compor o tema do desfile de modo que adereços e enfeites sejam criativos e sustentáveis. São eles que vão ornamentar o Centro Comunitário com alegorias sobre o tema, além de estudarem coreografias para apresentarem à comunidade e aos familiares que assistirão ao desfile.
Aceitação das diferenças
“Os blocos vão tentar evidenciar, por meio das fantasias, as atitudes que todos devemos ter para preservar o meio ambiente; como não jogar lixo na rua, por exemplo, e manter relações de convivência baseadas no respeito mútuo e na aceitação das diferenças”, explicou a coordenadora do projeto, Solange Sant’ Anna Ferreira.
Solange contou que a ideia do desfile veio do fato que vários educadores do projeto, assim como muitos alunos e suas respectivas famílias, tiveram diversos problemas causados pelos alagamentos ocorridos na região com as chuvas de dezembro último.
“É importante ter consciência que muitos problemas gerados no bairro foram provocados pelo entupimento de bueiros, resultado do lixo que estava jogado nas ruas. Temos que investir na mudança de atitudes, incorporando hábitos de preservação do ambiente em que vivemos”, acrescentou Solange Ferreira.
Projeto Curumim     
O Projeto Curumim atende a 100 crianças e adolescentes no Bairro José de Anchieta e tem o objetivo de contribuir com a educação dos jovens visando não só a escolarização e a inserção no mundo do trabalho, mas, sobretudo, à assimilação de valores éticos e noções de cidadania que os capacitem a estruturar a sua relação com a sociedade. Tudo tem que estar de acordo com as regras básicas de convivência que valorizem a autonomia, a responsabilidade individual e a participação efetiva. 
Divulgação?PMSOs jovens confeccionaram as próprias fantasias
Convênios
A secretária de Ação Social, Rosalie Resende Có, explicou que o convênio firmado este ano com entidades parceiras do município, especialistas no acolhimento do público alvo do Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, incluiu indicadores que foram construídos pela Semas com as próprias entidades.
Os serviços de ação continuada da Semas que beneficiam crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e população adulta de rua vão receber este ano R$ 12.908.307,96, sendo R$ 11.131.478,00 de recursos próprios da municipalidade. “O principal objetivo é o de melhorar ainda mais o serviço prestado pelo município a crianças e adolescentes”, explicou Rosalie Có.
Cidadania
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 15 anos é ofertado na Proteção Social Básica e tem por objetivo a constituição de espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos seus interesses, demandas e potencialidades. Ou, ainda, em outras atividades socioeducativas, culturais, esportivas, com objetivos similares. Sua intervenção é pautada por experiências lúdicas, culturais e esportivas, como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.


CRÉDITOS: Secretaria de Ação Social | 24/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário