terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Mutirão agiliza consultas oftalmológicas em Itapemirim


Os moradores de Itapemirim participaram de mais um mutirão para manter a saúde em dia. Desta vez, os cuidados foram com os olhos. A ação foi realizada no último sábado (22), na Unidade Saúde da Família Maria da Penha Freire Mezher, no bairro Jardim Paulista, que ficou lotada. Profissionais do Serviço de Medicina Ocular (Semoc), de Cachoeiro de Itapemirim, fizeram a triagem, a consulta e encaminharam os pacientes para o atendimento especializado.

Ao todo, 180 consultas foram marcadas, apenas para o sábado. No entanto, pouco mais de 150 pessoas compareceram. Este número é considerado alto pela diretora da Atenção Primária, Márcia Araújo. “A quantidade de pessoas que vieram fazer a consulta nos deixou surpresos. Geralmente, para cada 50 marcações, 20 faltam. Acho que o sucesso deste mutirão se deu ao fato de irmos buscar o paciente na localidade e levarmos de volta”. Márcia se refere ao transporte realizado pelo setor de agendamento de veículos, que se uniu aos profissionais que agendaram as consultas para informar aos pacientes sobre o transporte gratuito.

Antes de entrar no auditório da unidade, onde as consultas foram realizadas, os pacientes eram direcionados para os enfermeiros, que faziam a triagem e aplicavam um colírio, necessário para a realização do atendimento. Quando o atendimento terminava, o paciente retornava para o enfermeiro para pegar o encaminhamento. O mutirão oftalmológico fará com que novas consultas sejam realizadas com menos tempo de espera no município.

Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário