sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mais famílias de Vitória são beneficiadas com equipamento de energia solar


André Sobral
Instalação de Painel Solar
Painéis solares instalados nos tetos das residências garantem o aquecimento da água e a economia na conta de energia
Famílias do Residencial Solar das Águas, localizado no bairro Santa Martha, poderão utilizar energia solar em suas residências e economizar na conta de luz. Outras 47 famílias das comunidades de Estrelinha e Nova Palestina já fazem uso do painel solar, instalado em casas populares por meio de parceria entre a Prefeitura de Vitória e a EDP Escelsa.
O projeto Boa Energia oferece energia limpa e substitui os chuveiros elétricos por outros mais eficientes, levando a uma economia que chega a 30% na conta de energia.
As residências recebem, gratuitamente, a instalação de painéis solares para o aquecimento da água, reservatório térmico para armazenamento e misturadores de água quente e fria para regular a temperatura até que a água fique agradável ao banho. Além disso, os moradores têm orientações de técnicos capacitados sobre a utilização do material.

Economia

"Com a utilização da energia solar, temos ganhos econômicos e ambientais porque diminuímos o uso de energia elétrica, que é cara e exige muito do meio ambiente. Além desse fator, há melhoria na qualidade de vida das famílias, que passam a contar também com redução nos gastos com a conta de energia", afirma o secretário de Habitação, Sérgio Sá Freitas.
Alberto Novaes mora com a esposa no Residencial Mar Azul (Santa Martha) há cinco anos e foi contemplado pelo projeto. "Além da economia na conta de luz, temos o ganho ambiental porque usar o sol para aquecer a água traz também economia de água, de detergente lançado na rede. Eu pretendo instalar também na torneira da cozinha. É um ganho para todas as gerações".
O sistema garante que a luz do sol seja suficiente para aquecer a água do banho em cerca de 80% do ano. Nos poucos dias em que não puder ser utilizada a energia solar, o chuveiro elétrico poderá ser ativado, mantendo a temperatura da água ideal para um banho confortável.
Paralelamente às instalações, os moradores contemplados também recebem lâmpadas fluorescentes, compactas e econômicas, em substituição às incandescentes convencionais, além de orientações sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3324-9023

Nenhum comentário:

Postar um comentário