terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Programação celebra Insurreição de Queimado na Serra

Atividades começam dia 15 de março
Djeisan Lettieri
Um dos marcos da história capixaba e maior símbolo da resistência à escravatura no Estado será relembrado no mês de março. A partir do dia 15, começam as atividades em comemoração aos 165 anos da Insurreição de Queimado, na Serra. A programação segue até o dia 21 com diversas ações. Neste ano, o tema é “A Luta e Resistência do Povo Negro pela Conservação das Ruínas de São José De Queimado.
Divulgação/ PMSA celebração acontece sempre depois da caminhada
Um dos destaques da celebração é 4ª Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos rumo a Queimado, que acontece no dia 15 e começa à meia-noite. “O objetivo é vivenciar a coragem e resistência empreitadas por quilombolas em suas fugas noturnas”, informa a diretora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da SerraFátima Tolentino.
A Insurreição de São José do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo. O fato aconteceu em 19 de março de 1849 quando houve a revolta, segundo pesquisadores, por conta de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito da Serra.
Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião que foi liderada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos. Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município.
Segundo Tolentino, as Ruínas de Queimado representam um local onde os negros capixabas podem recordar e reencontrar a saga de negras e negros heróis e heroínas que construíram histórias de lutas de resistência e igualdade. “É um espaço a céu aberto que nos transporta para uma reflexão sobre a intolerância humana e a resistência dos escravizados que apenas sonhavam por liberdade”, destaca.    
As atividades são promovidas pelos Zumbis contemporâneos, Fórum Chico Prego, CDDH e tem o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, e de Cultura, Esporte e Lazer e Câmara de Vereadores.
Confira a programação:
Dia 15/03 às 20 horas: Lançamento do livro Dez Passos para Escrever um Texto: Quando o Verbo Transforma uma Frase em Oração, de Marco Antônio Pereira, na Praça da Igreja Matriz, em Serra-Sede  
Dia 15/03 à meia noite: 4ª Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos, saída de Serra-Sede até as Ruínas de Queimado. Concentração a partir das 20 horas
Dia 16/03 às 8h30: 15ª Celebração Manifesto Afro-Popular Macro-Ecumênica , na entrada das Matas das Ruínas de Queimado
Dia 18 às 18 horas na Câmara de Vereadores:
 - Exposição e Apresentação  da Pesquisa da Histórica e Interativa dos Orixás da Nação Ketu  da Lei Chico Prego
- Sessão Solene Queimado
Dia 19 às 18 horas: Sessão Solene na Assembleia Legislativa
Dia 21 às 19 horas: Debate sobre o Projeto de Revitalização de Queimado, no Centro de Defesa dos Direitos Humanos  (CDDH) de Carapina

CRÉDITOS: Secretaria de Desenvolvimento Econômico | 25/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário