terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Novo Império e Família Real animam baile de Carnaval em Cmei de Caratoíra


Samira Gasparini
Baile de Carnaval CMEI Cecília Meireles
Crianças irão se fantasias para curtir baile de Carnaval no Cmei Sinclair Philips
"Quanto riso, oh quanta alegria!". Embalados ao som das marchinhas do Carnaval, os pequenos foliões do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sinclair Phillips, em Caratoíra, já se preparam para entrar no ritmo do samba no "13º Baile Mirim Vermelho e Preto", que acontece nesta sexta-feira (28), em dois horários. Para o turno matutino, a festa acontecerá às 9h30 e, para o turno vespertino, às 15h30.
A animação e o samba no pé serão garantidos pela presença da Família Real do Carnaval de Vitória 2014, composta pelo Rei Momo Aquiles Tadeu, a Rainha Ana Paula de Assis e as Princesas Pâmela Deorge e Marise Carneiro. Todo batuque e suingue ficarão por conta do puxador de samba e alguns ritmistas da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Novo Império.
"Esse baile já é tradicional aqui em Caratoíra. São 13 anos consecutivos de festa e a comunidade já espera por esse momento. As crianças vêm fantasiadas, a maioria de vermelho e preto, para compor o tema da folia, e os pais também acabam entrando na diversão, animando ainda mais o evento", disse a diretora do Cmei, Clovileia de Souza Biluca.

Tradição

Elizabeth Nader
crianças do cmei fantasiadas brincando carnaval
Pais e crianças se divertirão juntas embaladas até por bateria de escola de samba
A diretora reforçou ainda que o objetivo da animação é manter a tradição cultural e histórica do bairro de Caratoíra, que está sempre envolvido com blocos carnavalescos e escolas de samba, presentes no cotidiano dos alunos. A festa é aberta a toda a comunidade e acontece no pátio da unidade de ensino, que vira palco para o baile de Carnaval.
A professora de Artes, Andréa Cristina dos Santos, é a carnavalesca que assume a responsabilidade de decorar todo o Cmei e colocar vida ao compasso e descompasso do samba na temática deste ano: blocos de Carnaval. Alguns destaques serão traços sobre o baile da Escola de Teatro, Dança e Música de Vitória (Fafi), o próprio Vermelho e Preto, a "Quarta da Porca", da Barra do Jucu (Vila Velha), bloco "Ratazanas", de Jacaraípe, entre outros. E, como todo bom carnavalesco, Andréa não divulga detalhes da decoração e diz que traz surpresas para este ano.

Convidados 

Outra novidade é a presença de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Mestre Álvaro, do município de Serra, que atende pacientes com transtornos mentais. "A presença desse grupo aqui no Cmei será muito importante", disse a professora Ediliana Biluca.
Ela explica que toda sobra de material de EVA - material que serve para decoração - vai para esse centro e funciona como ferramenta útil para oficinas de arte e lazer como parte do processo de recuperação dos pacientes.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário