André Sobral
Ciclistas aproveitaram o primeiro dia da ciclofaixa
André Sobral
Faixas vermelhas indicam onde a ciclofaixa funciona
Moradores de todas as idades, famílias inteiras, casais de namorados e grupos de ciclismo estrearam neste domingo (2) a ciclofaixa de 10,2 quilômetros que liga o Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, à praia de Camburi, pela orla.
"Ficou muito bom! Senti segurança nos cruzamentos, com os agentes da Guarda orientando motoristas e ciclistas", disse Lorenzo Luchi, que levou a filha Isabella, de três anos, para passear na bike. Eles estavam com os amigos Flávio e Marita Curbani, e o pequeno David. "As crianças gostam, é um programa muito saudável e o dia está perfeito!", disse Marita
A faixa de trânsito é exclusiva para ciclistas aos domingos e feriados nacionais e estaduais, das 7 às 15 horas. Todo o percurso está sinalizado com faixas e caixas vermelhas (sempre na faixa à direita das vias) e separado das faixas de trânsito por cones. Agentes de trânsito estavam atentos aos ciclistas e aos carros nos principais cruzamentos ao longo do trajeto.
Pedalaço
Para inaugurar a via, o prefeito Luciano Rezende liderou um pedalaço, saindo do Tancredão às 9h. Em menos de uma hora, o grupo atravessou todo o Centro, passando pela Rua de Lazer, e alcançou Camburi.
"A ciclofaixa de domingo começa a dar à cidade o senso de responsabilidade, de solidariedade coletiva, começa a criar o senso de compartilhar o espaço urbano com pedestres e ciclistas. Esta é uma atitude saudável, responsável e de respeito ao meio ambiente", disse.
Embora a ciclofaixa seja voltada ao lazer e só sendo ativada aos domingos e feriados, o prefeito considera o percurso um importante passo. "A cidade começa a se preparar para a inversão de prioridades. Nós queremos a cidade para as pessoas, pedestres e ciclistas e para o transporte coletivo", disse o prefeito, satisfeito com o número de ciclistas no primeiro dia da ciclofaixa.
André Sobral
Famílias inteiras curtiram o passeio de bicicleta
André Sobral
Ciclofaixa vai até a praia de Camburi
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário