segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Unidades escolares têm novo cronograma por causa das chuvas em Vitória

Kadidja Fernandes

Fachada da EMEF Aristóbulo Barbosa Leão
Aulas na Emef Aristóbulo Barbosa Leão serão retomadas no dia 10 de fevereiro
Sete unidades da rede municipal de ensino sofreram alterações no cronograma escolar neste início de ano letivo por conta das fortes chuvas que atingiram a capital em dezembro do ano passado. Apesar disso, os alunos não serão prejudicados e os 200 dias letivos serão cumpridos normalmente.
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental Maria Leonor Pereira da Silva, em Santa Lúcia, Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira, e São Vicente de Paulo, no Centro, e os Centros Municipais de Educação Infantil Geisla da Cruz Militão, em São José, e Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi, reabrirão os portões no dia 10 de fevereiro, já que estão passando por reformas e recebendo os últimos reparos. Todas as demais unidades retornam às aulas nesta quarta-feira (5).
O novo prédio da Emef hoje conhecida como Grande Maruípe, em Tabuazeiro, que passará a se chamar Emef Eunice Pereira Silveira, será entregue aos estudantes no dia 17. Já o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Consolação, será inaugurado no dia 20.

Novas escolas

Yuri Barichivich
Pais com crianças subindo escada da escola
Pais ainda podem matricular as crianças para estudar no Cmei Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza
Consolação
O Cmei Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza possui 330 crianças matriculadas. Considerando que o prédio tem capacidade de atendimento para 550 alunos, é fato dizer que ainda restam 220 vagas para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Pais e responsáveis que tiverem interesse em matricular seus filhos no centro municipal devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé, para efetuar o cadastro.
"Durante muitos anos, nossa comunidade ansiou por esse Cmei. As mães precisavam se deslocar com suas crianças para outros bairros e isso atrapalhava demais a vida de quem trabalha. Mas agora vai ser diferente e estamos muito felizes por isso. O novo Cmei vai trazer transformação para o nosso bairro e bem-estar para as crianças e famílias", disse a presidente da Associação de Moradores de Consolação, Marli Catarina Oliveira.
"O novo Cmei vai trazer melhorias em todos os sentidos. Vai auxiliar na socialização das crianças que não frequentam a escola e vai encaminhar todas elas para os estudos. Consolação tem muita criança e agora elas vão ter uma escola perto de casa", comemorou o presidente da Associação Comunitária de Consolação, Edson Rangel.
O vice-presidente da associação, José Vieira Cabideli Filho, também celebra a notícia. "O novo Cmei trouxe as crianças para uma instituição de ensino para mais perto de suas residências, o que confere mais qualidade de vida para as famílias. Antes, o deslocamento até outro Cmei era maior, o que representava risco em relação ao trânsito".
O Cmei Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza, localizado no entroncamento das ruas José Barroso com Desembargador Ernesto da Silva e Desembargador Gilson Mendonça, está sendo construído em uma área de 3.569,75 m² e terá dois andares.
No primeiro pavimento, estarão a recepção, secretaria, sala de professores, banheiros, quatro salas de aula, sala de repouso, refeitório, cozinha, solário, parquinho, três pátios cobertos e um descoberto. Já no segundo andar, estarão o miniauditório, com capacidade para 64 lugares, mais uma sala de repouso, oito salas de aula e também salas de múltiplo uso, além dos banheiros e brinquedoteca. Ele será entregue no dia 20.
Tabuazeiro
No dia 17, será a vez da entrega do novo prédio da Emef hoje conhecida como Grande Maruípe, em Tabuazeiro, e que passará a se chamar Emef Eunice Pereira Silveira. O novo espaço aumenta em 400 o número de vagas ofertadas, gerando uma capacidade de atendimento de 650 alunos.
A escola de Tabuazeiro terá três andares e 12 salas de aula, distribuídos em 6.025,55m². Os alunos vão poder desfrutar também de quadra coberta, quadra de vôlei coberta, dois pátios cobertos, um pátio descoberto com playground, auditório para 109 pessoas, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de múltiplo uso, sala de música, laboratório de artes e laboratório de ciências.
Ainda há cerca de 300 vagas para quem quiser estudar em uma escola pública de Vitória. Basta as famílias procurarem a Emef de sua região para registrar a demanda por matrícula.
Matéria relacionada
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário