A Estação Ferroviária de Mathilde recebe neste sábado (22), às 19h, a inauguração do Cineclube Ludovico Persici - Compartilhando Cultura e Conhecimento. O Cineclube é um projeto aprovado pelo edital de incentivo a cultura da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) no ano de 2013. O projeto tem apoio da prefeitura de Alfredo Chaves.
O objetivo do projeto, de acordo com a idealizadora Roberta Taufner, é criar uma organização que visa democratizar o audiovisual por meio de exibições, debates, palestras, mostras e cursos, contribuindo na promoção cultural e garantindo a acessibilidade a cultura no interior do Estado. Ao longo do ano, segundo Taufner, irão ocorrer diversas exibições.
Conforme os organizadores, na noite de inauguração do Cineclube estão programados concerto musical, vídeo projeções, exibição de filmes e distribuição de pipocas aos participantes. “Será uma grande festa, onde iremos promover um grande idealizador capixaba e compartilhar cultura”, disse Taufner.
LUDOVICO PERSICI foi um importante cinematógrafo nascido no ano de 1898 em Alfredo Chaves e inventor do aparelho Guarany que filmava, copiava, media e projetava filmes em 1927. Persici realizou documentários com a competência de um grande cineasta e fez o primeiro bangue-bangue do Brasil. Suas obras eram exibidas em Castelo onde montou uma sala de cinema. Sem recursos não pode desenvolver sua arte e acabou não reconhecido em sua época e faleceu em Matilde em 1924.
Serviço. Informações:
Roberta Taufner
Telefone: (27) 3269-4082
E-mail: robertataufner@ hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário