Mais dois ninhos estão sendo monitorados em Itaparica
Setenta e um filhotes de tartaruga marinha, popularmente conhecida como de Couro ou Gigante (Dermochelys coriacea), nasceram na noite desta sexta-feira (31) na Praia de Itaparica, em Vila Velha. A espécie está entre as cinco no Brasil com maior risco de extinção. Além deste ninho há mais dois na mesma praia e a expectativa é que a eclosão dos ovos aconteça ainda no mês de fevereiro.
A desova aconteceu no dia 26 de novembro de 2013 e desde então a Prefeitura de Vila Velha colaborou com o Projeto Tamar realizando o cercamento da área, com a fiscalização pelos fiscais da Coordenação de Recursos Naturais como também com apoio da equipe de vídeomonitoramento da secretaria de Prevenção e Controle (SEMPREV).
De acordo com Jordana Borini Freire, Bióloga Executora da Base do Projeto Tamar em Vitória, os filhotes foram retirados e levados para o final da praia para serem soltos na areia, próximo ao mar. “Tivemos que fazer isto porque as tartarugas guiam-se pela luz do horizonte para chegar ao mar e o local em que a fêmea depositou seus ovos há muita iluminação artificial, provocando a desorientação dos filhotes”.
Jordana explicou ainda que o principal local de desova desta espécie no Brasil são as praias do norte do Espírito Santo, em Regência e Povoação. “A fêmea, provavelmente, mudou a sua rota e desovou na Praia de Itaparica”.
Simone Diniz da Costa Flores
SEMMA / Assesora de Comunicação
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149-7268
www.vilavelha.es.gov.br
SEMMA / Assesora de Comunicação
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149-7268
www.vilavelha.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário